Início REGIONAL OURÉM – Concelho celebrou os 42 anos da Revolução de Abril

OURÉM – Concelho celebrou os 42 anos da Revolução de Abril

O Município de Ourém assinalou os 42 anos do 25 de Abril com uma vasta programação cultural dedicada aos ideais da Democracia e Liberdade, além das tradicionais cerimónias oficiais. As comemorações da revolução dos cravos tiveram início com as atuações do coro polifónico “OlivalEncanto – Associação Cultural” e de “Azul Espiga”, no dia 23 de abril. O coro polifónico “OlivalEncanto – Associação Cultural”, grupo concelhio sob a orientação do maestro Carlos Ferreira, presenteou o público com uma atuação que contemplou alguns dos temas emblemáticos do período revolucionário. Seguiu-se a atuação de “Azul Espiga”, grupo de Viseu composto por Alberto Rodrigues (piano) e Ricardo Augusto (voz e acordeão), que funde o jazz e a música tradicional portuguesa, aliado a um universo visual feito de imagens, animações e filmagens.

No dia 24 de abril, o grupo de música tradicional “Velha Gaiteira” abriu as hostilidades com um espetáculo que parte de um “universo rural e pastoril para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo e dos adufes”. O grupo nascido em Paúl, é composto por Ricardo Santos (gaita de foles), Hervê Freire (caixa beiroa) e Zé Quezada (mouco beirão) e brindou o muito público que acorreu à Praça D. Maria II com uma atuação onde a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa assumem o protagonismo.

Os primeiros minutos do dia 25 de abril foram assinalados com a entoação da música “Grândola Vila Morena” e do Hino Nacional. Após este momento o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca, acompanhado do restante executivo, Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta de Freguesia, deu início às intervenções oficiais reforçando que “hoje o nosso país é absolutamente melhor do que há 42 anos mas muito ainda falta fazer para atingir o patamar dos nossos sonhos, ambições e daquilo que queremos deixar para os nossos filhos.” Realçou ainda que “comemorar Abril é querermos que todos tenham acesso ao mínimo de dignidade humana, é sermos solidários e assumirmos o nosso orgulho enquanto povo para trilharmos os caminhos do futuro com abertura democrática e com sentido de responsabilidade.” O concerto Canções de Abril e Outros Meses…”, com Paulo Serafim, Rui Sérgio e José Santos, finalizou a programação definida para o dia e lembrou alguns dos mais importantes temas que marcaram a revolução de Abril.
O Município de Ourém encerrou as comemorações com as tradicionais cerimónias oficiais na Praça D. Maria II, que contaram com a participação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e da Sociedade Filarmónica Ouriense, na manhã do dia 25 de abril. www.cm-ourem.pt