Início REGIONAL OURÉM – Centro de Recuperação Infantil Ouriense tem novas instalações

OURÉM – Centro de Recuperação Infantil Ouriense tem novas instalações

O Centro de Recuperação Infantil Ouriense (CRIO) realizou a cerimónia de inauguração das novas instalações, momento que contou com a presença do Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho. As novas instalações eram uma ambição antiga e permitirão acolher mais pessoas com melhores condições, num investimento total de 2.2 milhões de euros (1.6 milhões de euros comparticipados pelo Programa Operacional de Potencial Humano e 350 mil euros pela Câmara Municipal de Ourém).
Muitos oureenses assistiram ao descerramento da placa de inauguração e também às atuações da Sociedade Filarmónica Ouriense e do Conservatório de Música Ourém – Fátima, além do espetáculo “O Anjo” protagonizado por um utente e uma técnica do CRIO. Após a visita às novas instalações o presidente da direção da instituição, Mário Albuquerque, congratulou-se com a conclusão “de uma longa caminhada de mais de três décadas”, porque apesar das dúvidas e receios de alguns “a obra está concluída e pronta a trabalhar”. Com as novas instalações a entrarem em funcionamento a 1 de setembro, Mário Albuquerque agradeceu a todos os que contribuíram para a realização da obra mas lembrou que “ainda existem contas por pagar” e que a instituição necessita de uma nova carrinha para transporte de utentes.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CRIO e manifestou total disponibilidade para continuar a apoiar a instituição dentro das possibilidades da autarquia, de acordo com a aposta assumida pelo atual executivo de promover “um município de excelência social”. Paulo Fonseca aproveitou a presença do Primeiro Ministro para reforçar as reivindicações que os oureenses têm manifestado no âmbito da saúde, nomeadamente “a deslocação diária dos oureenses a Abrantes, quando a 20 quilómetros está Leiria com uma excelente resposta que nos pode dar o apoio que necessitamos”. Lembrou também que “faltam dois anos para o Centenário das Aparições de Fátima” e já apresentou um dossier sobre o assunto ao Ministro Miguel Poiares Maduro, para encontrar reflexo dos projetos e ideias da autarquia na construção de “uma sementeira” que permita retirar “mais valias para todos e para o país”.
O Primeiro Ministro destacou “a rede extraordinária de instituições, na qual se insere o CRIO, que disponibiliza uma oferta de cuidado e serviço extraordinário” e reforçou que não falta “sensibilidade ao Estado, às vezes falta é dinheiro” para dar resposta a todas as situações. Relativamente ao tema da saúde no concelho de Ourém, Pedro Passos Coelho prometeu dar atenção ao assunto, contudo “às vezes é menos imediato ou simples alterar estas coisas, não porque elas não nos pareçam lógicas, mas porque todo o modelo de financiamento destas entidades está construído com base naqueles que devem ser servidos por esses equipamentos”. O chefe do governo salientou também que “hoje temos uma componente de turismo religioso que é decisiva para Portugal” e garantiu que as comemorações do Centenário terão “um grande envolvimento do governo”, já que é “uma matéria relevante, não apenas para Fátima nem para Ourém, mas para todo o país”.www.cm-ourem.pt