Com o aproximar de mais uma peregrinação internacional de maio, e as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima a decorrer, os serviços do Município, preocupados com as condições oferecidas aos peregrinos que rumam até à cidade-santuário, encontram-se a finalizar um relatório com o objetivo de dar resposta às principais dificuldades sentidas pelos peregrinos no seu percurso dentro do concelho de Ourém.
Para o efeito foi realizado, no ano passado, um inquérito a vários grupos de peregrinos, tendo-se concluído, em termos gerais, que consideram “a passagem por Ourém uma etapa difícil, onde se faz sentir com maior clarividência o desgaste da viagem e onde os apoios assumem importância redobrada”.
A beneficiação das estradas e caminhos e a melhoria dos pontos de apoio e informação prestada, assim como necessidade de se articularem esforços já dinamizados pelas diversas entidades do Município e congregá-los para se alcançar uma “Rede de Apoio e Informação ao Peregrino”, é uma das medidas a implementar. Este trabalho, que irá ser apresentado em breve, está a ser realizado em estreita articulação com as Paróquias e Juntas de Freguesia.