ECONOMIAREGIONAL

OURÉM – Câmara Municipal aprovou Prestação de Contas e Relatório de Gestão 2024

O Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Ourém, referente ao exercício de 2024, foi submetido a apreciação da Câmara e aprovado por maioria, com a abstenção da Vereadora do Partido Socialista. Os documentos em causa refletem as ações realizadas, os investimentos efetuados, assim como os objetivos alcançados e os resultados obtidos pela autarquia em 2024. Entre os vários pontos abordados, destaque para alguns dados de especial relevância:

Receitas

Um grau de execução da receita, na ótica das cobranças líquidas de 90,1%, superando a meta dos 85% estabelecida pelo Regime Financeiro das Autarquias Locais (85%). Na ótica das liquidações ascendeu a 106,3%.

Despesas

O grau de execução das despesas na ótica dos compromissos (contratos estabelecidos) foi de 92,4%, sendo o realizado na ordem dos 75,4%. O diferencial resulta de incumprimentos contratuais no que concerne ao cronograma financeiro estabelecido. As despesas realizadas assinalam um aumento de 5,3% face a 2023; com um investimento direto municipal que ascendeu a 13,9M€ e um investimento total (direto e indireto) de 16,3M€.

Resultados orçamentais

O relatório apresenta um resultado corrente positivo de 10,5 milhões de euros, em poupança corrente, e um resultado orçamental positivo de 18,8 milhões de euros.

Limite da dívida total

A margem de endividamento municipal é de cerca de 41,6 milhões de euros, face ao limite legal previsto.

Resultados

O Resultado Líquido do Exercício foi de 2,8 milhões de euros. O Resultado, Antes de Depreciações e Gastos de Financiamento, foi de 12,3 milhões de euros.

Indicadores económico-financeiros 2024

O Fundo de Maneio revela um valor positivo próximo dos 23,7 milhões de euros. Os indicadores económico financeiros atuais refletem liquidez e estabilidade financeira.

Dívidas

As dívidas a terceiros rondam os 8,3 milhões de euros, quando expurgadas as operações a terceiros. Com um volume das disponibilidades imediatas existentes, de cerca de 9,7 milhões de euros, poder-se-ia sanar a totalidade da dívida existente, e ainda assim, garantir um volume de disponibilidades próximo de 1,4 milhões de euros.

PAF (Monitorização do Plano de Ajustamento Financeiro)

Considerando as disponibilidades existentes, verifica-se que a meta foi superada relativamente à dívida. Caso o Município de Ourém utilizasse o montante existente em disponibilidades, a dívida total situar-se-ia em 0 (zero), com valor de saldo disponível na ordem dos 1,4 milhões de euros.

GOP’s

No que diz respeito às Grandes Opções do Plano (GOP), os valores constantes nas principais rubricas são:

  • Comunicações e Transportes – 6,2 milhões de euros
  • Educação – 4,5 milhões de euros
  • Habitação e Urbanismo – 4,4 milhões de euros
  • Proteção Civil – 3,4 milhões de euros
  • Cultura, Desporto e Tempos Livres – 2,7 milhões de euros
  • Desenvolvimento Económico e Abastecimento Público – 2,5 milhões de euros
  • Freguesias – 1,8 milhões de euros
  • Instalações e Serviços Municipais – 1,5 milhões de euros
  • Saúde – 1,2 milhões de euros
  • Ação Social – 1,1 milhões de euros
  • Saneamento e Salubridade – 807,2 mil euros
  • Defesa do Ambiente – 252 mil euros

O objetivo “Comunicações e Transportes” foi o mais representativo com 20%, seguindo-se os objetivos de “Educação” (15%) e “Habitação e Urbanismo” (14%), respetivamente.