Na reunião de Câmara extraordinária, realizada a 26 de abril, foi aprovado o Projeto de Execução para a requalificação da Escola Básica 2,3 IV Conde de Ourém.
Este projeto visa a melhoria das condições energéticas e estruturais da escola, com um investimento estimado em aproximadamente 3,4 milhões de euros (mais IVA) e um prazo de execução de 18 meses.
As intervenções planeadas incluem a reparação de patologias associadas a infiltrações, melhorias no isolamento da envolvente exterior para um aumento da eficiência energética, substituição das caixilharias por alumínio com rutura térmica e vidro duplo, entre outras medidas. Para além disso, está prevista a implementação de sistemas de produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e de águas quentes sanitárias por painéis solares térmicos.
Além das melhorias estruturais, está prevista a reorganização dos arranjos exteriores do edifício escolar, com a criação de zonas distintas para circulação de pessoas e veículos, bem como a implementação de rampas de acesso em conformidade com as normas de acessibilidade atuais.
Com a aprovação deste projeto, em conformidade com o programa de recuperação/reabilitação de escolas, o Município poderá agora submeter a candidatura ao PRR para financiamento da obra.
Com estas intervenções, espera-se não só a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, mas também um contributo significativo para a transição energética e a promoção da sustentabilidade ambiental.