A Assembleia Municipal de Ourém (AMO), foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como a assembleia municipal do País com as melhores práticas. A distinção foi entregue no passado dia 19 de setembro, por ocasião do II Congresso da ANAM – Associação Nacional das Assembleias Municipais, subordinado ao tema “Os novos desafios do Poder Local”
Este prémio destina-se a reconhecer o trabalho das assembleias municipais, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e o seu impacto local na relação com os munícipes.
No caso da AMO foram preponderantes as iniciativas levadas a cabo por este órgão, nomeadamente os projetos AJO – Assembleia Jovem de Ourém e AJO Inclusiva, a transmissão online das sessões da assembleia, a adaptação às medidas de contenção impostas pelo COVID, que obrigaram à realização das sessões por videoconferência, com a participação de todos os membros da AMO, mas também do público, o site e plataforma de gestão da AMO, assim como a aposta na valorização deste órgão junto da comunidade, de onde se destaca a campanha de promoção dos produtos locais.
João Moura, presidente da AMO, afirmou que foi com “grande orgulho que recebemos esta distinção por parte da ANAM, pois reconhece o trabalho realizado pela equipa da Assembleia, trabalho esse que vai ao encontro do que sempre sonhei para este órgão: aproximar os cidadãos dos eleitos locais e valorizar a função de todos os autarcas”. João Moura não tem dúvidas de que “este é o caminho certo para dignificar e valorizar o papel da Assembleia Municipal de Ourém”.
A ANAM – Associação Nacional das Assembleias Municipais, é uma associação que tem por objetivo a valorização do papel destes órgãos representativos dos municípios dotados de poderes deliberativos, que visam a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, com competências de fiscalização sobre os executivos municipais.