Início CULTURA OURÉM – «Ao Redol da Tijomel» no Museu Municipal

OURÉM – «Ao Redol da Tijomel» no Museu Municipal

“Ao Redol da Tijomel” é o tema da exposição temporária do Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador – para o próximo semestre. A exposição foi inaugurada no passado sábado e retrata a história da fábrica de cerâmica de Júlio Redol, em Caxarias, – o expoente máximo do património industrial de Ourém e um dos principais ícones de vanguarda para o concelho.

O estudo deste tema era uma ambição antiga do Museu Municipal de Ourém, enquanto organismo que trabalha a identidade, o património e o território de Ourém. Foi então que três jovens designers do concelho (Mélanie Rodrigues, Luís Freire e Rúben Pereira) tomaram a iniciativa de avançar com o projeto.

Durante mais de um ano trabalharam afincadamente na pesquisa. Primeiro surgiu o vídeo, que alcançou o primeiro prémio regional do Cinantrop – Festival Internacional de Cinema Etnográfico. Segui-lhe a preparação da exposição sobre a obra da Tijomel e o seu mentor: Júlio Redol. “Ao Redol da Tijomel” traz de volta toda a grandeza que a fábrica conseguiu oferecer à cerâmica portuguesa, sustentada em grandes valores industriais e sociais. A equipa do museu apoiou os jovens comissários com o restauro de peças, a revisão dos textos, e demais tarefas que implicam a montagem de uma exposição de cariz museológico.

Durante os próximos seis meses a Casa do Administrador celebra, em exposição, duas personalidades de Ourém no século XX: Artur Oliveira Santos e Júlio Redol. A exposição pode ser visitada de terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Mais informações através do email museu @mail.cm-ourem.pt ou 913585003.

Sobre a Tijomel – Localizada em Caxarias, a Tijomel representava uma referência de vanguarda a vários níveis: a dimensão e a estrutura portentosa do imóvel; a tecnologia com que estava equipado; a qualidade dos produtos, que conjugados por grandes artistas produziram grandes obras de arte em espaços de comércio, cultura e outros – como a Casa de Chá no Porto. Mas, para além disso, ressalta a grande figura do fundador Júlio Redol, pela sua capacidade de visão, humanismo e capacidade de gestão. www.cm-ourem.pt