O Município de Ourém promoveu uma reunião de coordenação na Praia Fluvial do Agroal para ultimar os preparativos da abertura da época balnear desta estrutura, ainda num contexto de condicionantes de acesso motivados pela pandemia de Covid 19. A Reunião contou com a presença de vários intervenientes na gestão deste espaço natural que anualmente atrai milhares de visitantes. Entre vários assuntos debatidos, confirmou-se que a época balnear 2021 na Praia Fluvial do Agroal tem início a 1 de julho e termina a 15 de setembro com condicionantes semelhantes aos praticados na época balnear anterior, de acordo com a legislação em vigor. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Natálio Reis, conduziu a Reunião informando que praia terá acesso limitado, nos mesmos moldes praticados em 2020, de acordo com as normas e recomendações das autoridades de saúde e estará acessível entre as 09h00 e as 19h00, sendo o controlo de entradas efetuado no único acesso autorizado à estância balnear, onde serão identificados os visitantes que pretendem usufruir da piscina e os clientes dos estabelecimentos comerciais aí instalados, mantendo-se também a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual ou viseira.
Este conjunto de normas pretendem salvaguardar as regras de distanciamento social em vigor e o Município irá assegurar a existência de seguranças que controlem o acesso à praia fluvial, assim como a higienização das casas de banho e balneários e a presença de nadadores salvadores. Natálio Reis comunicou também algumas melhorias em determinadas zonas de lazer como a reparação do deck da praia fluvial, a colocação de mobiliário urbano e o aumento da extensão do areal, entre outros arranjos. Além dos temas referidos, foram também abordadas as dificuldades de estacionamento no local. Esta época balnear contará, pela primeira vez, com o Passadiço do Agroal, estrutura que ligará o Parque Natureza à Praia Fluvial, num percurso de 780 metros, e que terá como desígnio zelar pela segurança de residentes, comerciantes e visitantes, oferecendo soluções de estacionamento junto ao Parque Aventura, na mesma medida em que pretende desviar os peões da estrada de acesso à Praia Fluvial.
Esta reunião alargada contou com a participação de representantes do Município de Tomar, dos Bombeiros Municipais de Tomar, da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, GNR de Ourém, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, da Valorlis, Be Water e Tejo Ambiente, além dos técnicos da Câmara Municipal de Ourém. A Praia Fluvial do Agroal vai hastear a Bandeira Azul, pelo quinto ano consecutivo e a Bandeira de Ouro, pelo segundo ano consecutivo, numa cerimónia marcada para o dia 20 de junho, momento em que será também formalmente inaugurado, o projeto dos Passadiços do Agroal. www.cm-ourem.pt