No âmbito do projeto “Oleiros Educa” que envolve a Câmara Municipal de Oleiros e o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e do protocolo existente entre os municípios de Oleiros e do Tarrafal de São Nicolau, em Cabo-Verde, o Vereador da Cultura e da Educação, Paulo Urbano, o Diretor do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, António Cavaco e a Diretora da Residência de Estudantes de Oleiros, Dirce Padrão deslocaram-se à ilha de São Nicolau entre os dias 11 e 18 de abril.
A visita desta comitiva àquela ilha do arquipélago cabo-verdiano visou alcançar diversos objetivos, como por exemplo o estreitamento dos laços culturais e históricos sobejamente conhecidos, a reformulação e reforço do protocolo estabelecido entre os dois municípios em 2012 e a divulgação do projeto “Oleiros Educa” junto da comunidade escolar do Tarrafal. O autarca tarrafalense e outros colaboradores daquela autarquia já tinham realizado diversas visitas à vila de Oleiros nos últimos três anos, no intuito de contactarem os estudantes da ilha que têm efetuado o seu percurso escolar no agrupamento de Escolas Padre António de Andrade. Coube agora a Oleiros retribuir o gesto e deslocar um pequeno grupo de elementos representativos de diversas instituições àquela ilha, para vivenciarem presencialmente a realidade tarrafalense.
Durante os dias da visita, a delegação de Oleiros teve a oportunidade de conhecer a realidade socioeconómica e cultural de São Nicolau e trocar impressões com os vários agentes da comunidade escolar, nomeadamente a Direção e corpo docente do Liceu Pedro Corsino de Azevedo, alunos e encarregados de educação. Também teve lugar um encontro com os familiares dos ex-alunos pertencentes ao primeiro grupo que veio estudar para o agrupamento de Oleiros, durante o qual foram entregues os diplomas de conclusão do curso profissional “Técnico de Gestão do Ambiente” e se efetuou um balanço bastante positivo da sua permanência em Oleiros. Na ocasião, os familiares dos ex-alunos agradeceram a oportunidade possibilitada aos seus educandos pela Câmara Municipal de Oleiros, a qualidade da formação adquirida no agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e as excelentes condições e acompanhamento proporcionados pela Residência de Estudantes de Oleiros.