No passado domingo, o autor e ilustrador Pedro Leitão apresentou o seu mais recente livro “As Misteriosas Bolas Brancas” na Casa da Cultura de Oleiros. As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho são bandas-desenhadas dedicadas à infância e cada um contempla uma cor. O nono livro dedica-se ao branco e todos os títulos anteriores a uma cor diferente: A viagem no Carro Encarnado; O Leitão Azul; A Praia da Rocha Amarela; O Super Leitão Cor de Laranja; Os Artistas da Almofadinha Verde; O Regresso ao Castelo Violeta; O Capitão Barrigudo Castanho e A Famosa Escola Cor de Rosa.
Através de uma apresentação dinâmica e teatralizada, Pedro Leitão interpretou Neptino, o rei dos sete mares, e o Capitão Ruivo, entre muitas outras personagens. Zé Leitão, Maria Cavalinho e o seu filho Filipe vão conhecendo novos personagens e refletindo sobre a origem das palavras e os seus significados, seja através do peixe-chato, seja dos dinossauros que encontram no seu caminho através de muitas onomatopeias. Todos os livros têm um especial enfoque didático, sendo neste livro, o Mar dos Sólidos Geométricos Flutuantes, onde se faz uma divertida revisão sobre esta matéria. No entanto, a viagem só termina depois de descobrir o mistério das bolas brancas, que o autor explicou serem ideias que lhe surgiram devido a ocorrências da sua própria vida e que adapta para aprendizagem dos mais pequenos.
Depois da apresentação do livro, Pedro Leitão fez uma ilustração do livro em tempo real, com grandes dimensões, para mais tarde ser colorida na Biblioteca. Houve ainda tempo para o autor e ilustrador explicar o processo de execução de uma banda desenhada, desde o esboço, à passagem para caneta, para o computador, até chegar à imagem colorida e com texto. O espaço “Leituras e Gravuras na Biblioteca…” pretende incentivar à leitura assim como à expressão criativa, muito importante no desenvolvimento dos mais pequenos.