A Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS) realizou a XXVII TRAVESSIA DOS TEMPLÁRIOS no passado dia 25 de Setembro, pela primeira vez, na praia fluvial de Vila Nova-Serra de Tomar, com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e da União de freguesias de Serra e Junceira.
Esta prova de águas abertas teve a participação de 60 atletas na distância de 1500 metros e 19 atletas na distância de 5000 metros, em representação individual ou de clubes. A organização de uma prova da mesma natureza em Lisboa, foi manifestamente influenciadora na redução do número de participantes que, em edições anteriores, atingiu a presença média de 240 nadadores. Esta prova estava em calendário nacional aprovado pela Federação Portuguesa de Natação desde 12 de Outubro de 2015, e por esse facto, a direcção ANDS não pode deixar de lamentar a organização, no mesmo dia, de uma prova da mesma natureza, pela Associação de Natação de Lisboa.
Na prova de 1500 livres RUI JORGE LOPES do CLAC-ENTRONCAMENTO com o tempo de 20 minutos, 42 segundos e 28 centésimos e MARIA BEATRIZ DIAS do SCALABISWIM com tempo de 20 minutos, 50 segundos e 15 centésimos, sagraram-se campeões absolutos. Na classificação colectiva, o CLAC-ENTRONCAMENTO, foi a equipa que venceu nesta edição. Na distância de 5000 metros TIAGO FILIPE CAMPOS do SCALABISWIM com tempo de 1 hora, 02 minutos, 35 segundos e 04 centésimos e CAROLINA LOPES VIEIRA da GUALDIM PAIS com tempo de 1 hora, 28 minutos, 27 segundos e 44 centésimos, sagraram-se campeões absolutos. Numa nota de imprensa enviada para a Hertz, a direcção da ANDS «agradece a presença de todos os participantes, dirigentes e familiares, os apoios da Câmara Municipal de Tomar, União de freguesias de Serra e Junceira, Bombeiros de Tomar e de Constância, Instituto de Socorros a Náufragos, à Búzios, aos canoistas da Nabância, à ACR Aldeias de Santa Maria e ao Paraíso Azul».