O Município de Ourém e o Centro de Cultura e Desporto de Caxarias assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover a manutenção do Parque Desportivo da Chã, especificamente ao nível do campo sintético. O protocolo foi firmado no dia 7 de agosto e permite apoiar o desporto no concelho, nomeadamente ao nível dos escalões de formação, e promover a prática desportiva com os benefícios físicos, psíquicos e sociais que esta acarreta para os cidadãos.
A Câmara Municipal reconhece o papel fundamental das coletividades na oferta desportiva concelhia e, neste contexto, o Centro de Cultura e Desporto de Caxarias dinamiza várias modalidades desportivas, entre as quais futebol de rendimento e recreação. A associação é proprietária do campo de jogos designado de Parque Desportivo da Chã, o único campo de jogos com campo sintético na área norte do concelho. O Centro de Cultura e Desporto de Caxarias disponibiliza frequentemente a várias coletividades e outras instituições concelhias, o campo de jogos a título gratuito, para a realização de treinos de preparação e aperfeiçoamento dos atletas na modalidade do futebol, em contexto associativo e/ou formativo. Refira-se, em particular, a cedência de utilização das instalações ao Clube Atlético Ouriense durante o período em que decorreram as obras de beneficiação do Complexo Desportivo da Caridade.
Esta realidade configurou um acréscimo de despesas de funcionamento do campo, inclusivamente em energia, e contribuiu para o desgaste do piso sintético, exigindo ao Centro de Cultura e Desporto de Caxarias uma intervenção prioritária no mesmo. O protocolo em causa vai apoiar financeiramente a manutenção do Parque Desportivo da Chã, assim como os encargos de funcionamento das instalações, decorrentes do consumo de água e energia entre os meses de janeiro e junho de 2015.www.cm-ourem.pt