REGIONAL

MÉDIO TEJO – Viatura Médica de Emergência está há 20 anos ao serviço da região

20 anos correspondem a 240 meses, 7.305 dias, 175.320 horas. Foi todo este tempo que a população do Médio Tejo pode contar com a colaboração da 𝐕𝐢𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐦𝐞𝐫𝐠𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐑𝐞𝐚𝐧𝐢𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 (𝐕𝐌𝐄𝐑) 𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨 (𝐔𝐋𝐒 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨). Esta VMER funciona ao abrigo de uma parceria entre esta Instituição e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O objetivo da viatura «é proporcionar cuidados de emergência médica pré-hospitalar altamente diferenciados, às vítimas de acidente ou de doença súbita. A tripulação deste meio de socorro é constituída por um médico e um enfermeiro com formação específica em suporte avançado de vida, lidando com situações extremamente complexas, que envolvem normalmente risco de vida», refere, a ULS, em recente publicação.

«Foi no dia 2 de maio de 2005 que a VMER do Médio Tejo entrou em funcionamento, estando desde essa altura localizada na Unidade Hospitalar de Abrantes. Esta viatura dá resposta a situações em que seja necessário prestar cuidados de emergência ainda fora do Hospital, ou seja, pode dizer-se que é acionada em situações em que mais urgente do que a vítima chegar ao Hospital é que o Hospital vá até junto da vítima. A decisão do seu envio é feita após a triagem que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM faz dos pedidos de socorro que são recebidos através do Número Europeu de Emergência, o 112. Em função do estado de saúde da vítima – como já referido, de acidente ou doença súbita – é decidido o meio de socorro a enviar e, nas situações mais graves, pode ser enviada a VMER do Médio Tejo», acrescenta o mesmo texto.

Para que se tenha uma ideia da atividade desta VMER, nos últimos 10 anos registou o atendimento a 12.380 vítimas, o que significa uma média diária de cerca de três vítimas atendidas. «A VMER do Médio-Tejo conseguiu afirmar-se pela qualidade dos cuidados de saúde prestados, muitas vezes em condições extremamente complexas e que necessitaram do total empenho dos médicos e enfermeiros. Os profissionais da ULS Médio Tejo que colaboraram com a VMER e possibilitaram para que milhares de vidas fossem salvas são merecedores de reconhecimento e admiração da comunidade do Médio Tejo», reforça a Unidade Local de Saúde.