Início REGIONAL MÉDIO TEJO – Unidade de Saúde Pública ativou o ‘alerta amarelo’ perante...

MÉDIO TEJO – Unidade de Saúde Pública ativou o ‘alerta amarelo’ perante o frio e apela para que a população «se mantenha resguardada»

Tal como a Hertz adiantou em tempo oportuno, está confirmada a ativação do ‘alerta amarelo’ por parte da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo perante as baixas temperaturas que se fazem sentir, desde logo com previsões para as próximas horas que apontam para cinco graus negativos, em especial no concelho de Tomar. Em comunicado, aquela entidade apela para a adoção de medidas preventivas dos efeitos do frio em especial para os grupos mais suscetíveis: idosos, portadores de doença crónica, crianças, trabalhadores ao ar livre. Estes devem ser afastados do frio, permanecendo em lugares com temperatura amena durante os períodos mais frios.

𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐬𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐧𝐡𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐞𝐠𝐢𝐝𝐨:

👉🏻Para manter o corpo quente
· Use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa.

👉🏻Para manter a casa quente
· Verifique se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira;
· Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, ventile as divisões da casa. Tenha muito cuidado: a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte.

👉🏻Cuidados com a sua saúde
· Hidrate-se: ingira líquidos e sopas;
· Mantenha-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde;
·Tome a sua medicação habitual conforme a indicação do seu médico;
· Não tome antibióticos sem indicação médica.

👉🏻Mantenha-se resguardado, mas se tiver de sair de casa, tenha cuidado com as quedas. O frio pode levar à criação e acumulação de gelo o que pode causar acidentes.

Se ficar doente não vá de imediato para a urgência hospitalar. Deve sempre ligar primeiro para o SNS24 (808 24 24 24), uma linha telefónica gratuita, disponível 24 horas. Em situações de emergência, o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112.