MÉDIO TEJO – “uma região a descobrir, no centro do...

MÉDIO TEJO – “uma região a descobrir, no centro do Centro de Portugal”

 “Uma região a descobrir, no centro do Centro de Portugal” Foram estas as palavras que Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, proferiu para apresentar a região do Médio Tejo. Momento este decorrido esta quinta-feira, dia 17 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, perante uma plateia bem preenchida.

O dia da passada quinta-feira foi rico em momentos e em intervenções e dedicou-se à região do Médio Tejo, no Stand da Turismo do Centro de Portugal.

O lançamento do Guia das Rotas e Percursos do Médio Tejo foi um dos momentos altos, tendo a presidente referido que se trata “de um guia onde poderão encontrar várias propostas para melhor explorar as Grandes Rotas desta região, nomeadamente Tejo, Zêzere e Carso, entre outras rotas e percursos imperdíveis nos vários concelhos do Médio Tejo”.

O Guia já se encontra disponível em: https://mediotejo.pt/index.php/rotas-e-percursos

Outra ocasião que foi marcante prendeu-se com a apresentação do Campeonato do Mundo de Wakeboard de 2023 – WWA WAKEBOARD WORLD CHAMPIONSHIPS que regressará a Portugal, e em especial ao Médio Tejo, tendo Anabela Freitas referido que “a Albufeira de Castelo do Bode será o palco privilegiado para este grande evento”.

Uma ação que “confere grande responsabilidade e notoriedade à região, dando continuidade à aposta que a CIM Médio Tejo tem vindo a fazer no turismo náutico”.

O tema da religiosidade também esteve presente com a apresentação do Programa da Páscoa no Médio Tejo 2022, que envolve celebrações dignas de uma visita nos concelhos de Constância, Ourém e Sardoal.

E na ocasião, foi também possível proceder-se à assinatura do Contrato-Programa de Cooperação Estratégica no âmbito da Indústria do Cinema, entre o Centro Portugal Film Commission e a CIM Médio Tejo, momento este assegurado por Vasco Estrela, vice-presidente da CIM do Médio Tejo e Adriana Rodrigues, presidente do Centro Portugal Film Commission.

Numa manhã muito diversificada em temáticas abordadas, os municípios levaram a efeito a apresentação de alguns projetos municipais relevantes e a iniciativas de animação e de degustação de produtos endógenos da região.

O Médio Tejo continua em destaque este sábado e domingo, dias 19 e 20 de março, na FIL em Lisboa, com o seguinte programa:

Sábado, 19 de março

15h30 – Apresentação de Pedro Dyonysyo Trio –  A Máquina (1978) | Município do Entroncamento

16h00 – Apresentação da Semana Santa e realização de Tapete de Flores ao Vivo | Município de Sardoal

16h30 – Apresentação do Festival de Gastronomia do Maranho, com momento musical e de degustação | Município da Sertã

17h00 – Momento de Degustação “O Bolo de Chocolate + Feio de Vila de Rei” | Município de Vila de Rei

17h30 – Momento de Degustação “Do rio à terra e da terra ao rio” | Município de Mação

18h00-18h30 – Atuação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei | Município de Vila de Rei

Domingo, 20 de março

15h00 – Apresentação da Festa Templária com atuação de danças medievais | Município de Tomar

15h30 – Atuação do Grupo de Concertinas da ADR Águas Belas, com momento de degustação gastronómica | Município de Ferreira do Zêzere