No âmbito da Estratégia Nacional de Luta e Prevenção Contra a Violência Dirigida a Profissionais de Saúde, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) recebeu recentemente o Subintendente Sérgio Manuel Vaz Barata, coordenador do Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde. A reunião, que integra um ciclo de visitas deste gabinete a várias Unidades Locais de Saúde, envolveu os pontos focais do Grupo Operativo Institucional da ULS Médio Tejo: Enfermeira Tânia Silva, Dra. Lassalete Abreu, jurista, Dra. Carla Oliveira, jurista e o Dr. Nuno Leitão, Diretor do Gabinete de Assessoria ao Conselho Administração e Diretor do Serviço de Apoio Jurídico. Durante o encontro, foi realizada uma apresentação sobre o contexto e as ações já implementadas na ULS Médio Tejo para prevenir e combater a violência no setor da saúde. Entre as medidas delineadas para 2025, destacam-se:
- Formação para todos os profissionais da ULS Médio Tejo, em colaboração com o Gabinete de Segurança e as Forças de Segurança locais, a partir de janeiro.
- Uniformização do procedimento de registo de situações de violência, tornando-o mais acessível e eficiente para todos os profissionais.
- Sensibilização de profissionais e utentes, por meio de cartazes e mensagens informativas distribuídas em todas as instalações da ULS.
Estas iniciativas visam fortalecer a prevenção, melhorar a resposta institucional e criar um ambiente mais seguro para os profissionais e utentes. Nuno Leitão destacou a importância de priorizar a segurança no setor: “A proteção dos profissionais de saúde é um pilar essencial para garantir um serviço de qualidade e respeito mútuo. O compromisso que assumimos hoje reflete o nosso empenho em transformar os desafios em oportunidades de melhoria para toda a comunidade.”