Início CULTURA MÉDIO TEJO – Região ‘em peso’ na Bolsa de Turismo de Lisboa....

MÉDIO TEJO – Região ‘em peso’ na Bolsa de Turismo de Lisboa. Hertz acompanhou comitiva e registou as ‘mais-valias’ apresentadas

A Hertz acompanhou a comitiva que partiu do Médio Tejo com destino a Lisboa, para mais uma edição da Bolsa de Turismo, evento que decorre até este domingo na FIL. Houve espaço, na ocasião, para a apresentação daquilo que de melhor a região tem para oferecer, sendo que se destaca a presença ‘em força’ dos diferentes autarcas. Por exemplo, Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, centrou atenções na Festa dos Tabuleiros e ainda na criação de uma Rota Templária.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não escondeu a satisfação pelo facto de a sua entidade ter sido escolhida como ‘destino nacional convidado’ da BTL, o que confere um acréscimo de responsabilidade.

Também em declarações à Hertz, Miguel Pombeiro, secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, destacou a presença dos autarcas, «o que demonstra uma grande unidade em torno da comunicação regional», congratulou-se.

Outra das presenças na BTL foi de Manuel Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, que destacou o Museu ibérico de Arqueologia e Arte, «que pode ser importante para capitalizar fluxos turísticos para o concelho e para a região», referiu-nos.
Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, destacou o ‘Constância Trail’, um evento que não se resume ao caráter desportivo mas sim, referiu, também à exploração de parte do concelho «que não tinha a atenção devida».

A nossa reportagem falou, também, com Bruno Gomes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, que apostou na divulgação de dois projetos: o Mundial de Wakeboard e a Rota dos Templários.

Ourém, por sua vez, apresentou um Plano para cativar os jovens a visitarem Fátima, não só por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude mas também num futuro próximo. Assim nos disse Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal.

Mação apresentou o Parque Arqueosocial. Vasco Estrela, presidente da Câmara, fala de um projeto que «faz vivenciar os vários períodos da história».
Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal, deu conta da promoção do Projeto Caminhos e, claro, da Semana Santa, uma das maiores referências de um concelho rico em cultura.

Fernando Freire, presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, abordou algumas das mais-valias do seu território, desde logo os Trilhos Panorâmicos do Tejo e os Caminhos de Santiago, focando-se no futuro para falar da reabilitação da Igreja de Tancos.