MÉDIO TEJO – Prevenção do cancro de pele com ações em Abrantes e Ferreira do Zêzere

A Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo tem desenvolvido, desde 2017, o 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 “𝐒𝐨𝐥 & 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞”, uma iniciativa de literacia em saúde focada na prevenção do cancro da pele. Na última semana, a equipa esteve em contacto direto com a população, com especial atenção às crianças, em duas zonas balneares: a Praia Fluvial do Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, e a Praia Fluvial de Fontes, em Abrantes. «Este projeto privilegia ações de carácter educativo e informativo, contando com o apoio da Unidade Móvel da USPMT. As atividades incluem a distribuição de materiais didáticos (folhetos e flyers), que complementam as intervenções de educação para a saúde, dirigidas a banhistas individualmente ou em grupo», refere uma recente publicação da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.

«O número de casos de cancro da pele tem vindo a aumentar em todo o mundo. O melanoma destaca-se pela sua elevada taxa de mortalidade, mas há outros tipos de cancro cutâneo que também merecem atenção. Esse aumento está fortemente associado à exposição excessiva ao sol durante atividades ao ar livre e ao uso de fontes artificiais de radiação ultravioleta (UV). A exposição prolongada aos raios UV está igualmente relacionada com efeitos nocivos nos olhos e no sistema imunitário. A exposição solar em crianças deve ser cuidadosamente limitada, uma vez que estas não têm consciência dos riscos e estão em fase de crescimento, o que as torna mais vulneráveis às agressões ambientais», acrescenta esse mesmo texto.

No próximo dia 29 de julho, entre as 10h00 e as 14h00, os profissionais de saúde e a Unidade Móvel da USPMT estarão na Praia Fluvial de Carvoeiro, em Mação, dando continuidade às ações de sensibilização e prevenção.