ECONOMIAREGIONAL

MÉDIO TEJO – Entre Junho e Outubro de 2027: nível da água vai descer 15 metros na Barragem de Castelo do Bode, que será sujeita a obras de manutenção

O nível da água na Barragem de Castelo do Bode vai ter de diminuir cerca de 15 metros para a realização de intervenções nos chamados descarregadores, uma ação que tem como objetivo a manutenção de toda aquela estrutura e que é feita a cada 20 anos, aproximadamente. Esta obra, refira-se, estava projetada para estes meses mas os efeitos negativos da tempestade Kristin fizeram com que a Agência Portuguesa do Ambiente e a EDP adiassem a intervenção para 2027, precisamente para a fase compreendida entre Junho e Outubro. Este adiamento, como se percebe, agradou aos operadores turísticos de Castelo do Bode que, desta forma, vão ter aqui um ‘balão de oxigénio’. A própria APA já fez saber que vai «tentar minimizar esses impactos» ainda que uma descida de 15 metros terá, desde logo, efeitos diretos nas praias fluviais e nas respetivas estruturas de apoio. A Hertz falou com Jorge Rodrigues, presidente da Associação de Empresários de Turismo de Castelo do Bode, que confirmou a «necessidade imperiosa» de realização das mencionadas obras, congratulando-se que, para este ano, «foram tidos em consideração os prejuízos causados pela tempestade Kristin nos diferentes operadores»:

Jorge Rodrigues disse-nos acreditar que este Verão «será forte» no aproveitamento do potencial turístico daquele espelho de água e respetiva envolvência. Apesar das dificuldades criadas pelas intempéries, o empresário garantiu que os operadores estarão «100% a postos» para receber todos quantos procurarem as margens de Castelo do Bode: