Início REGIONAL MÉDIO TEJO – Inaugurada a Grande Rota das Ribeiras de Arcês e...

MÉDIO TEJO – Inaugurada a Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio

Foi neste sábado, inaugurada a Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (GR 55), que atravessa os concelhos de Abrantes, Sardoal e Mação.
O evento decorreu junto à Oliveira do Mouchão, em Mouriscas, no concelho de Abrantes, um dos pontos de passagem e de interesse da GR 55, e contou com as presenças dos presidentes das três autarquias envolvidas neste projeto (Abrantes, Sardoal e Mação), bem como do presidente da ACROM – Associação Cultural das Rotas das Mouriscas, o representante da Direção Geral do Património Cultural, Rui Santos, e o Presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, Pedro Matos.
Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, elogiou o papel importante da ACROM no desenvolvimento e concretização deste projeto, que ganhou o Orçamento Participativo Portugal (OPP) em 2017, assim como dos voluntários da Associação e da empresa Floema “por esta tremenda empreitada de 50 kms que nos permite descobrir lugares perdidos e desfrutar dos mais belos quadros que a nossa Natureza nos proporciona”.
Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, e Miguel Borges, Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, enalteceram o envolvimento das três autarquias neste projeto de valorização do território e assumiram a continuação da recuperação do património existente neste percurso.
Apesar de ter sido hoje inaugurada, a GR 55 já foi percorrida por muitos caminhantes, salientou esta manhã António Louro, Presidente da ACROM, que acrescentou ainda que foram recuperadas duas azenhas neste percurso e em breve estará a funcionar uma terceira.
Na cerimónia de inauguração da GR 55, foi ainda feito um agradecimento a Ermelinda Marques, a mourisquense que doou a Oliveira do Mouchão a 29 de fevereiro de 2019, que também esteve presente.
A Grande Rota das Ribeiras de Arcês, Rio Frio, e Rio Tejo atravessa várias aldeias e pontos de interesse cultural e natural, nos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal, e representou um investimento de 80 mil euros.