Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho o Encontro de Turismo Náutico, com a temática “As Estações Náuticas e o Desenvolvimento Local”. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto de cooperação transnacional denominado por Turismo Náutico em Águas de Interior – lagos e barragens, englobando 9 associações de desenvolvimento local portuguesas e 1 espanhola, incluindo a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e PINHAL MAIOR – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, encarregues pelas atividades realizadas nesta iniciativa. O principal objetivo incide na promoção dos territórios envolventes aos planos de água das maiores barragens e lagos da Península Ibérica, desenvolvendo o turismo de forma constante com base na âncora das atividades náuticas em equilíbrio com a proteção dos recursos hídricos.
Este encontro foi dinamizado durante três dias em Castelo do Bode, de modo a evidenciar as potencialidades dos territórios de intervenção de cada grupo de ação local do Médio Tejo. O primeiro dia (27 de julho) decorreu no Lago Azul & Villa Nova Nautic & Nature Hostel e a sua organização esteve a cargo da ADIRN, tendo como tema “O presente e futuro da articulação das estações náuticas com projetos de desenvolvimento local”. Contou com a intervenção da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, a entidade responsável pela certificação das Estações Náuticas a nível nacional, e os testemunhos de outras associações de desenvolvimento local com albufeiras nas suas zonas de atuação.
A TAGUS evidenciou as potencialidades do seu território no dia 28, iniciando o programa no Hotel Segredos de Vale Manso, onde acolheu o debate sobre a promoção do destino “Castelo Bode”. A abertura do evento foi presidida pelo Vice-Presidente do Município de Abrantes, João Gomes, seguindo-se a visão do Turismo Centro de Portugal e os testemunhos da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., Câmara Municipal de Moura, ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul e ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano. A tarde foi dedicada à experimentação de atividades, com um passeio de barco, canoagem e paddle na praia fluvial de Aldeia do Mato finalizando com uma degustação de produtos regionais, na praia fluvial de Fontes.
Findando o Encontro Náutico no dia 29, em Vila de Rei, na área de intervenção da PINHAL MAIOR, onde se refletiu sobre o Turismo Sustentável – A qualidade da água e a pressão do turismo, a paisagem, a floresta e a agricultura biológica. Convidando-se a empresa Biosphere para apresentar o processo de certificação de sustentabilidade turística e o Centro de Desarrollo Rural La Siberia e la Serena a expor a sua visão a propósito deste tema.
O projeto de cooperação transnacional “Turismo Náutico em Águas de Interior – lagos e barragens” é uma iniciativa dinamizada ao abrigo da operação 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local, medida 10 – LEADER, cofinanciada pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural.