A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo elaborou um panfleto de divulgação sobre a rede de oferta formativa dos cursos profissionais homologados na região para o ano letivo 2016/2017. Os cursos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino dos treze municípios associados dão aos jovens a oportunidade de adquirir um vasto leque de competências, as quais vão ser vantajosas para a sua futura carreira profissional. Os cursos profissionais são um dos percursos possíveis no nível secundário de educação e encontram-se abertos a toda a comunidade educativa. Como têm uma forte ligação ao sector empresarial local da região do Médio Tejo, são uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho.
Estes cursos são uma das escolhas possíveis para os jovens que:
– Tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
– Procurem um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
– Não excluam a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos num Curso de Especialização Tecnológica ou aceder ao ensino superior.
Após a conclusão, com aproveitamento, de um curso profissional, os jovens obtêm o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações. Os cursos profissionais fazem parte da oferta formativa das escolas profissionais (públicas ou privadas), bem como das escolas secundárias da rede pública.