Início REGIONAL MÉDIO TEJO – Coronavírus. Ourém (2), Alcanena (2), Torres Novas (1) e...

MÉDIO TEJO – Coronavírus. Ourém (2), Alcanena (2), Torres Novas (1) e Tomar (1) registam novos casos. Comportamento da “curva” nabantina é motivo de análise

O número de casos confirmados de COVID-19 na região do Médio Tejo subiu para 85, sendo que nas últimas 24 horas houve registo para duas infecções nos concelhos de Ourém e Alcanena e uma em Torres Novas e Tomar. Aliás, o concelho nabantino não deixa de ser uma situação curiosa uma vez que tem estado em abrandamento quando se compara com a realidade de Março, ou seja, na última semana só houve registo para dois casos confirmados em Tomar.

Ourém (24), Abrantes (16), Torres Novas (15), Tomar (11), Alcanena (9), Vila Nova da Barquinha (4), Ferreira do Zêzere (2), Entroncamento (2), Constância (1) e Sardoal (1). Estão 441 pessoas em vigilância activa: 106 em Torres Novas, 86 em Abrantes, 72 em Tomar, Ourém com 60, Entroncamento com 41, Alcanena com 30, Vila Nova da Barquinha com 24, Ferreira do Zêzere, 14, Sardoal com 5 e Mação com 3. Mação é, assim, o único concelho do Médio Tejo sem qualquer caso confirmado. Em vigilância passiva estão 192 pessoas. Já foram contactadas 757 na investigação dos casos. Há a lamentar três mortes: em Tomar, de um senhor de 94 anos; em Alcanena, de outro homem, neste caso com 69 anos; e em Ourém, de uma senhora com 82 anos. Maria dos Anjos Eesperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, analisou estes dados mais recentes, em especial o comportamento da curva no concelho de Tomar, sendo que o caso registado nesta terça-feira é de uma senhora que tem morada no concelho mas reside noutro ponto do país há já alguns meses:

Entretanto, nesta terça-feira, assinala-se o Dia Mundial da Saúde. Maria dos Anjos Esperança deixou uma mensagem a este propósito: