𝐀 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐧𝐚𝐬 𝐭𝐫𝐞̂𝐬 𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐡𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 Centro Hospitalar do Médio Tejo «𝐝𝐞𝐮 𝐮𝐦 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨 𝐧𝐨 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐨 𝐝𝐚 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞». A garantia foi dada, em comunicado, pelo próprio CHMT, que aborda a entrada em funcionamento de um serviço que permite que os acompanhantes dos doentes admitidos tenham conhecimento das atualizações do estado de saúde do seu familiar desde o momento da sua admissão na unidade hospitalar, até à sua saída, após alta médica», reforça o mesmo texto. A informação a prestar aos acompanhantes dos doentes – ou a outra pessoa significativa que o utente indique, no momento da sua admissão – será enviada por SMS/mensagem escrita para o número de telemóvel indicado. «Nesta fase inicial da implementação desta solução tecnológica automatizada, as informações enviadas, são de caráter administrativo e estarão relacionadas com a admissão no Serviço de Urgência do doente, e do seu encaminhamento para os serviços subsequentes. Progressivamente este serviço será alargado, através da instalação de uma aplicação, em que os utentes poderão ter acesso a outras funcionalidades, como por exemplo, a obtenção de senha para consulta externa sem necessidade de utilizar o quiosque, ou de ser informado da data de uma consulta», acrescenta o Centro Hospitalar do Médio Tejo. Desta forma, nesta fase, as mensagens a enviar contêm informação relativa a cada um dos seguintes momentos no atendimento:
– Admissão na urgência;
– Doente em Triagem;
– Atendimento médico;
– Realização de exames;
– Alta médica.