Início CULTURA MÉDIO TEJO – Caminhos do Ferro animou a região e trouxe momentos...

MÉDIO TEJO – Caminhos do Ferro animou a região e trouxe momentos de cultura ao Entroncamento, Sardoal e Sertã

 cultura voltou a invadir o Médio Tejo, em concreto a três municípios que percorreram o Caminhos do Ferro: Entroncamento, Sardoal e Sertã.

Houve de tudo um pouco: teatro, circo contemporâneo, malabarismos, concertos musicais… numa oferta para novos e graúdos e que não deixou ninguém indiferente nos vários locais dos espetáculos.

A programação arrancou no Entroncamento com o teatro físico – Katastrofa Show, no dia 9 de abril, tendo prosseguido para o Sardoal com o circo Equilibrium Tremens.

No dia 16 de abril, foi a vez do teatro Juggling Rendez-Vous animar novamente a cidade ferroviária, tendo esta programação cultural culminado na Sertã, no passado fim de semana, com muita música: Senza e Miguel Calhaz e Sebastião Antunes e Quadrilha. Também a vila da Sertã recebeu o circo contemporâneo E-nxada.

Em julho de 2022, a CIM do Médio Tejo espera trazer o Caminhos da Água com mais um conjunto de iniciativas culturais a vários concelhos do Médio Tejo.

Durante estes dias, também a programação do projeto Caminhos das Pessoas prosseguiu, tendo sido inaugurada, no dia 9 de abril, a exposição Retratos da Minha Terra – Geografias, de Augusto Brázio, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação.

A exposição está patente ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e aos sábados, das 14h00 às 17h30 a aguardar a sua visita.

Alcanena recebeu no dia 23 de abril o concerto “por Terras do Zeca” do projeto musical Orquestra Comunitária e Sardoal, no dia 25, acolheu os animados Jogos do Hélder.

Neste mês de maio, a programação cultural continua com mais uma inauguração da exposição Retratos da Minha Terra – Geografias, de Augusto Brázio, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, de 15 de maio a 15 de junho.

Os Jogos do Hélder irão decorrer a 26 de maio na Praça 8 de Maio, em Alcanena.

Toda a programação vai estando disponível em https://caminhos.mediotejo.pt/

Considera Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, que “a aposta na cultura em rede é determinante para uma comunidade mais rica e instruída. Esta é uma das prioridades da CIM do Médio Tejo que pretendemos manter através de vários projetos financiados”.

A Programação Cultural em Rede no Médio Tejo é apoiada através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.