ECONOMIAPOLÍTICAREGIONAL

MÉDIO TEJO – Ana Vieira (Ourém) é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal… e está aprovado orçamento de 25 milhões para 2026. Mobilidade é prioritária

A Assembleia Intermunicipal reunida aprovou, por unanimidade, o Plano e Orçamento para 2026 da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Para além da apresentação, discussão e votação deste documento estratégico, a sessão contou com a tomada de posse dos deputados dos diferentes quadrantes políticos dos onze municípios da região para o mandato 2025-2029. Na ocasião, que contou com 33 deputados presentes, foi votada e aprovada, por maioria, com 32 votos a favor e 1 voto em branco, a mesa da Assembleia Intermunicipal, presidida por Ana Vieira (PSD – Ourém), Isabel Costa (PS – Constância) como vice-presidente e João Figueiredo (Chega – Entroncamento) na qualidade de secretário. De seguida, procedeu-se à votação e aprovação por maioria, com 31 votos a favor e 2 votos em branco, do secretariado executivo intermunicipal assegurado por Miguel Pombeiro, na qualidade de primeiro secretário executivo e Jorge Simões, como secretário intermunicipal.

Documento estratégico foi apresentado aos deputados intermunicipais – O orçamento, que ascende a mais de 25 milhões de euros, foi aprovado por unanimidade. Para Manuel Jorge Valamatos, presidente da Comunidade Intermunicipal, “este é um orçamento que projeta para 2026 uma região mais competitiva, resiliente e sustentável. Com forte aposta na inovação, educação, mobilidade, turismo, cooperação internacional e proteção do território”. “O Médio Tejo afirma-se como região consolidada no desenvolvimento intermunicipal no nosso país,” vincou o presidente.

Mobilidade no Médio Tejo – A mobilidade assume particular relevância no orçamento e na estratégia para 2026, «refletindo o compromisso com um sistema de deslocações mais eficientes, inclusivas e ambientalmente responsáveis», refere a Comunidade Intermunicipal em texto enviado para a Hertz. Neste âmbito, «destaca-se a continuada aposta e melhoria no serviço de Transporte a Pedido, que se assume como uma solução para as populações em territórios de menor densidade, reforçando a ligação dos cidadãos aos serviços essenciais. O meioE – Transporte a Pedido, que aposta em frotas elétricas, continuará a crescer na região. Como também, o serviço LINK, que assegura ligações entre as cidades e sedes de concelho da região, todos os dias da semana, será cada vez mais adaptado às necessidades reais dos utilizadores», acrescenta o mesmo texto. Para o próximo ano, está prevista a criação do Passe Mensal LINK, «que responde a quem utiliza estes serviços com frequência, e com a integração bilhética entre o Transporte a Pedido e o serviço regular MEIO. Paralelamente, será concretizada a desmaterialização dos pagamentos, que deixará de depender exclusivamente de numerário a bordo». A rede intermunicipal de bicicletas elétricas meioB será reforçada e expandida para o concelho de Sardoal, permitindo aumentar a cobertura territorial e a disponibilidade de bicicletas, promovendo a mobilidade sustentável como alternativa real ao automóvel. Simultaneamente, serão desenvolvidos novos percursos cicláveis intermunicipais. Por último, na área da mobilidade, a CIM Médio Tejo na qualidade de Autoridade Intermunicipal de Transportes para os seus 11 municípios, Sertã e Vila de Rei, continuará a gerir a concessão da rede de transportes MEIO. Pode assistir à sessão através deste link https://www.facebook.com/share/v/1CgxJBeNNd