O Museu do Vidro completou o seu 26.º aniversário, no passado dia 13 de dezembro, com a realização de uma visita orientada à exposição “Lições de Transparência: Técnicas de Vidro Contemporâneo”, conduzida pela curadora e artista plástica Vânia Colaço, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC). O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, que sublinhou a importância de iniciativas como esta para a valorização do património artístico e cultural da Marinha Grande e recordou a relevância do Museu do Vidro, que é o único a nível nacional dedicado ao estudo da história da indústria vidreira.
A exposição reúne 33 obras, apresentando criações de alunos de seis instituições académicas nacionais, bem como trabalhos de designers e artistas reconhecidos, que desenvolvem as suas peças no âmbito das formações realizadas no CENCAL da Marinha Grande.
No final da visita, em ambiente de celebração, foram cantados os parabéns e realizado o tradicional corte do bolo de aniversário. Ao longo dos seus 26 anos de existência, o Museu do Vidro já promoveu um total de 68 exposições (45 no Museu do Vidro e 23 no NAC) e acolheu cerca de meio milhão de visitantes.