Início REGIONAL MAÇÃO – Visita ao futuro Cao/Lar em Mação

MAÇÃO – Visita ao futuro Cao/Lar em Mação

Teve lugar na quinta-feira, 16 de julho 2020, uma visita ao futuro CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, que funcionará no antigo Quartel de Bombeiros de Mação estando a decorrer as obras de requalificação e alteração deste importante espaço na Vila de Mação para a instalação de um Centro de Atividades Ocupacionais – CAO e um Lar Residencial para a assistência de pessoas com deficiência e naturalmente às suas famílias que necessitem de espaços de oportunidades, onde seja possível construir um futuro, não apenas pela crescente intervenção humana e social, mas também pela sua inclusão e participação de uma forma efetiva na sociedade.
A visita contou com a presença do Diretor da Segurança Social de Santarém, Renato Bento, do Presidente do CRIA, Nelson de Carvalho e do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela e restante Executivo. O Arquiteto responsável pelo projeto e o Empreiteiro responsável pela obra acompanharam a visita cujo convite foi ainda endereçado à comunicação social tratando-se de um espaço importante para Mação e para a região.

O PROCESSO
Todo o processo leva já 3 anos mas perspetiva-se para setembro de 2020 a conclusão desta obra. O CAO terá capacidade para 30 utentes, e o Lar poderá acolher 20 utentes.
Relembramos que este projeto começou com o estabelecimento de Protocolo entre a Câmara Municipal de Mação e o CRIA, de Abrantes.
A Câmara Municipal de Mação assumiu a obra, num investimento de cerca de 1 milhão de euros com uma comparticipação do PARU – Plano de Ação para a Reabilitação Urbana de cerca de 30 por cento do valor.
O CRIA assumirá, com a Segurança Social, a operacionalização desta resposta social. Os Recursos Humanos serão também do CRIA a quem cabe a gestão do Centro.
O Diretor da Segurança Social de Santarém referiu caber à Segurança Social fazer o licenciamento do serviço, uma obra maior do que o que esperava, e assegurar uma componente financeira para que possa funcionar. Com esta valência em Mação será reduzida a carga logística da Autarquia que transporta diariamente há muitos anos os utentes entre Mação e Abrantes. Prevê-se agora a sua transferência de Abrantes para Mação, voltar a “casa” que está agora apetrechada para os receber.

UM EDIFÍCIO, DUAS NOBRES MISSÕES
No piso 0 – Cave, será o aceso secundário para funcionários, serviço
ambulatório, cargas e descargas, cozinha, lavandaria, refeitório, instalações sanitárias, economato de apoio, tal como despensa, arrumos, armazém, estendal, entre outros.
No piso térreo, no piso 1 – R/Chão, encontra-se estabelecido o Centro de Atividades Ocupacionais, onde se insere a entrada principal, gabinetes técnicos de apoio, receção, secretaria, sala de reuniões, salas de
atividades, sala de convivo e instalações sanitárias de apoio, bem como espaços de arrumos e vigilância.
No último piso, piso 2 – 1º andar, encontra-se instalado o Lar Residencial. Neste piso encontram-se os quartos, instalações sanitárias e de vigilância.
Este nobre espaço no coração da Vila de Mação teve algumas necessidades de adaptação à sua nova Missão tendo passado pela construção de uma pequena cave no piso 0, substituição de algumas paredes exteriores e no interior. Foi feita a elevação de parte do pavimento do piso 1, retirada da cobertura, substituindo as telhas de fibrocimento e estrutura existente de apoio, por novas telhas e nova estrutura.
Foi feita a inserção de um elevador e de uma escadaria que efetua a comunicação entre pisos. Será ainda criado um terraço para recreio ao ar livre.
Mais do que uma unidade institucional o objetivo é que os seus utentes se sintam quase em casa, comungando este espaço com os espaços residenciais, comerciais e de lazer próximos, num sentido de comunidade e vizinhança.