Início REGIONAL MAÇÃO – Primeiro-ministro esteve de visita ao concelho e deixou promessa: «Estamos...

MAÇÃO – Primeiro-ministro esteve de visita ao concelho e deixou promessa: «Estamos todos motivados e com espírito de articulação e coordenação para diminuir os riscos»

Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, esteve de visita a Mação, na última terça-feira, onde reuniu com o Conselho de Coordenação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), encontro que teve lugar no salão nobre da autarquia maçaense e onde marcaram também presença o Ministro da Agricultura e Pescas, o Ministro da Defesa Nacional, a Ministra do Ambiente e Energia, assim como outros membros do Governo, o Presidente da AGIF, I.P. e demais representantes das várias entidades que compõem o Conselho de Coordenação. Nesta mesma ocasião, a visita ficou marcada pela realização da cerimónia oficial de Lançamento dos Trabalhos das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), na Estrada Municipal N3-12 – Estação de Ortiga. Em publicação na rede social ‘Facebook’, a Câmara refere que «foi feita uma análise da gestão integrada dos fogos rurais em 2023 e a preparação do ano de 2024, juntando as várias entidades que integram o Conselho de Coordenação da AGIF, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (INCF) ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), da GNR às autarquias e aos bombeiros, passando pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas e incluindo ainda a Infraestruturas de Portugal». Após a reunião, Luís Montenegro fez uma declaração em que disse que “da parte dos poderes públicos, da parte do Estado, estamos todos motivados e com espírito de articulação e coordenação para diminuir os riscos. Mas esse esforço precisa do impulso de cada cidadão e de cada comunidade”. Já em Ortiga, decorreu a Cerimónia Oficial de Lançamento dos Trabalhos das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP). O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu ser um dia feliz para o Concelho de Mação. Deixou um agradecimento ao governo anterior pelas ações que tomou para que as AIGP fossem possíveis, e ao atual governo agradeceu o reconhecimento por este projeto e a determinação em levá-lo a bom porto.

Fez um apelo para que “possamos, respeitando a vontade das pessoas e a propriedade privada, fazer diferente de modo a que as recorrências dos incêndios florestais no nosso concelho possam ser mitigadas e, no futuro, termos resultados diferentes.” Vasco Estrela concluiu dizendo que “temos hoje uma oportunidade única e seria imperdoável que, também em nome dos nossos filhos e netos, não tentássemos criar algo de diferente na nossa paisagem, na nossa floresta, tornando-a sustentável e resiliente.” Já o Primeiro-Ministro deixou uma mensagem de “tranquilidade”, mas também de “responsabilidade” referindo que “estamos a fazer tudo, no Governo, nas forças que colaboram nesta operação, para podermos ter um verão o mais tranquilo possível. Para isso, precisamos da ajuda de todos”. Luís Montenegro deixou ainda “um apelo muito direto às portuguesas e aos portugueses para que possam ter condutas que diminuam o risco, que possam respeitar as regras estabelecidas, que possam interagir com estas entidades públicas e que possam contribuir para termos um país que não tenha de ser confrontado todos os anos com o flagelo dos incêndios rurais”. www.cm-macao.pt