Na tarde do feriado do 5 de outubro 2021, esta terça-feira, teve lugar em Mação a inauguração das obras de requalificação do Largo dos Combatentes.
Após o descerramento da placa inaugural, Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, referiu tratar-se «de um ato simbólico num requalificado Largo dos Combatentes, que muito dignifica a Vila, o Concelho e a memória daqueles que Mação não esqueceu nem esquecerá, os nossos combatentes». Vasco Estrela referiu tratar-se de um espaço mais agradável, de convívio, união e centralidade. Sublinhou ainda o facto de ser a terceira requalificação de espaços emblemáticos na Vila de Mação, no último mandato, a par do antigo quartel dos bombeiros e do Cineteatro, que será inaugurado em breve. São obras, referiu, que tornam a Vila mais atrativa e o que se espera é que todos sintam este espaço como seu, de todos, sendo um espaço de cultura, para se viverem bons momentos. Concluiu dizendo que todos achamos a nossa vila a mais bonita, porque é nossa, mas hoje temos bons motivos para o dizer.
A obra de requalificação
Pretende-se a afirmação deste espaço como público, de acesso a todos os habitantes, eliminando as barreiras arquitetónicas que naturalmente contribuem para um espaço de exclusão. Assim, a obra consistiu numa melhoria acentuada na estrutura ecológica existente; numa nova iluminação, composta por LEDs, assente numa estrutura luminotécnica mais confortável e contemporânea, proporcionando uma iluminação de baixos consumos e na correção do desnível da praça com a criação de duas plataformas criando, assim, dois níveis diferentes, mas comunicativos entre si através de escadarias e rampas de acesso, de acordo com o regime de acessibilidades para pessoas com dificuldades de locomoção. O piso principal foi analisado e estudado, de forma a ser renovado, imprimindo-lhe uma contemporaneidade face à intervenção. Manteve alguma das características existentes, nomeadamente ao nível do desenho da calçada e com a reposição de alguns dos elementos existentes. A requalificação deste espaço surgiu da necessidade de recuperar um espaço que é coletivo, de socialização, ponto de encontro da população, palco de diversos eventos e acontecimentos.
O Largo dos Combatentes é um elemento dignificador da Vila, potencia a imagem de Mação, com séculos de história e valorizando, ainda, todo o património e cultura que envolve. Assim, além da valorização de um espaço central na Vila de Mação, esta foi uma aposta na melhoria da qualidade de vida de quem usufrui do espaço, da população, no incremento de hábitos de socialização no espaço coletivo, na melhoria da autoestima dos habitantes, do tecido morfológico, histórico e sociológico. Relembramos que este espaço imortaliza os combatentes naturais do Concelho de Mação que perderam a vida em episódios de conflito. Após a inauguração teve lugar um fantástico concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica União Maçaense, no renovado Largo dos Combatentes. Tratou-se do concerto “Música e Monumentos” integrado no projeto da Confederação Musical Portuguesa. Contou com a participação da fadista Carolina Ciborro. Uma excelente tarde na “reabertura” do Largo à cultura, aos eventos, à Vila, a Mação e à população! www.cm-macao.pt