Início REGIONAL MAÇÃO – Mais de cem pessoas conheceram o Plano de Desenvolvimento Estratégico

MAÇÃO – Mais de cem pessoas conheceram o Plano de Desenvolvimento Estratégico

Foi apresentado a uma plateia de mais de uma centena de pessoas, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, o Plano de Desenvolvimento Estratégico Mação 2025. O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu na abertura da sessão que “a Câmara Municipal de Mação reconheceu a necessidade de construção de uma estratégia de acção colectiva, com base numa abordagem ampla, transdisciplinar e integradora de ideias e projectos. Não se trata de um projecto concreto mas de um instrumento orientador da acção pública, privada e associativa”.
A Apresentação do Plano coube à Sociedade de Consultores Augusto Mateus & Associados (AM&A).
Alguns dados apresentados sobre o nosso Concelho:
FORÇAS:
Forte matriz identitária;
Extensão e qualidade dos sistemas florestais e agroflorestais;
Experiência na gestão e proteção da floresta;
Extensa rede hidrográfica e excelente cobertura por infraestruturas ambientais;
Acervo gastronómico e património histórico e cultural;
Organização de produtores e outros stakeholders em defesa da identidade de Mação;
CONDICIONANTES :
Envelhecimento e diminuição da população em idade ativa ;
Diminuição das margens dos produtos agrícolas e aumento da concorrência nos mercados globais ;
Fragmentação da propriedade e limitações do quadro regulamentar e fontes de financiamento das ZIF;
Expansão de áreas florestais e com potencial agrícola não geridos/explorados;
Frequência e extensão dos incêndios;
Baixa densidade empresarial;
OPORTUNIDADES:
Aposta, no período de programação de 2014-2020, no crescimento da economia verde: prevê-se um forte apoio ao investimento em produtos e processos que possam ser mais eficientes do ponto de vista da utilização dos recursos naturais e dos recursos energéticos e em projetos-piloto e de demonstração;
Procura externa forte e sustentada de bens transformados de origem florestal e procura crescente de produtos biológicos, de época, e produtos tradicionais regionais (incluindo produtos turísticos em espaço rural) com carater genuíno e emblemático Investimentos e projetos desenvolvidos pelo ITM no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global, procurando afirmar em Mação um modelo alternativo de museologia e museografia e de gestão territorial e uma abordagem exemplar de conexão entre a economia e cultura.
O referencial estratégico de intervenção que o Plano apresenta leva a um Plano de Ação em que são apontadas 6 áreas chave:
1 Zona Piloto de Intervenção Florestal em Mação – Programa de desenvolvimento do sistema agroflorestal ;
2 Valorização dos recursos endógenos;
3 Inovação social e empreendedorismo;
4 Projeto educativo;
5 Cultura para Todos;
6 Evento Dia Aberto: “Venha conhecer Mação”.
Cada uma destas áreas está devidamente desenvolvida e fundamentada no Plano, com a descrição dos objetivos específicos, da pertinência, das tipologias de ação, dos fatores críticos de sucesso e dos parceiros a envolver. O Plano Mação 2025 é apresentado num documento de 75 páginas cuja leitura é aconselhada para todos os que gostam de Mação e querem um futuro melhor para Mação. O Plano estará disponível a partir da próxima semana no site da Câmara Municipal de Mação.
Entretanto, a Hertz falou com Vasco Estrela, que abordou à nossa reportagem, precisamente, quais os pontos-chave deste plano.