A partir deste sábado, 4 de junho, Mação vai acolher uma Exposição muito especial que marca os 50 anos de carreira de Mário Tropa. Intitulada “Fragmentos de um discurso interior”, a Exposição fará uma mostra do trabalho do artista ao longo das últimas 5 décadas.A inauguração da Exposição terá lugar às 16h00, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação.
Após a inauguração terá lugar, às 18h00, um Concerto comemorativo dos 50 anos de carreira de Mário Tropa com o grupo Vórtice Project, um grupo musical do Conservatório de Música de Santarém, constituído por 3 Guitarras Portuguesas, Viola Dedilhada, Acordeão e Violino. O Concerto terá lugar no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.Mário Tropa nasceu em Lisboa em 1941. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa tendo sido Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos 1965 a 1967. Foi Professor de Desenho em Santarém de 1967 a 1990 e, depois, Professor de Pintura e de Gravura, do Curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria de 1990 a 2003. Realizou e participou em exposições individuais e coletivas desde 1966. Está representado em coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro. Vive e trabalha em Santarém e Castelo (Mação).
Destaque, ainda, para “À Conversa com…” de 24 de junho de 2016 que terá Mário Tropa como convidado sob o tema “Surrealismo e Nova Figuração”. Mário Tropa foi, inclusivamente, o grande impulsionador deste projeto de cultura e história local em colaboração com a Biblioteca Municipal de Mação tendo o Município de Mação abraçado a ideia e o projeto que está a completar dois anos e que traz aos Maçaenses fantásticas conversas na última sexta-feira de cada mês, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.www.cm-macao.pt