«Quem já recebeu a fatura da Tejo Ambiente relativa ao mês de Janeiro, e eventualmente no mês anterior, terá reparado, e talvez estranhado, o valor cobrado na fatura da água de janeiro». A indicação é da Câmara de Mação, que justifica esta análise: «O baixo valor cobrado este mês, tal como acontecerá em julho/agosto 2021, deve-se ao facto de estar a ser aplicado o apoio da Câmara Municipal de Mação a todos os consumidores, à exceção dos consumidores não-domésticos, na fatura da água, saneamento de resíduos sólidos referente ao mês de janeiro de 2021, conforme deliberação do Executivo Camarário, por proposta do Presidente da Câmara, na reunião ordinária de 9 de setembro de 2020». Foi então deliberado:
– Que a Câmara Municipal de Mação suporte integralmente, com exceção dos consumidores não-domésticos, as faturas correspondentes aos meses de janeiro e julho de 2021. São dois meses com 31 dias, um no verão, outro no inverno.
– Que a Câmara assuma de imediato os custos inerentes a 25% da fatura dos consumidores não-domésticos, até ao final do próximo ano, medida também já aplicada.
«De referir que a contagem de janeiro não é exata, sendo que em algumas faturas foi faturado consumo dos últimos dias de dezembro, assim como em outras faturas de fevereiro ainda reverterão alguns dias de desconto de janeiro. Assim, o valor da fatura dependerá de consumidor para consumidor, sendo contabilizados os custos relativos aos dias do mês de janeiro», reforça a autarquia. «Esta medida, já equacionada e referida aquando das várias discussões sobre a adesão à Tejo Ambiente, justifica-se pelo evidente acréscimo de custos com esta fatura, mais evidente nos agentes económicos e agora, infelizmente, agravada pela situação peculiar vivida, fruto da pandemia Covid-19 e com repercussões em todas as famílias. Aproveitamos para referir que, muito em breve, serão comunicados apoios aos consumidores relativamente aos custos inerentes a esta fatura, no âmbito dos apoios à Pandemia COVID-19», avança o Município de Mação.