No próximo dia 4 de outubro, pelas 21h, Mação exibe o filme português que quer acabar com os silêncios entre ex-combatentes do Ultramar, e lançar a partilha de histórias entre os milhares de homens que participaram na Guerra Colonial. O stress pós-traumático é um dos assuntos retratados neste filme, que pretende fazer uma espécie de homenagem aos ex-combatentes. A entrada é livre. Os bilhetes estão disponíveis na tesouraria da Câmara Municipal, nos dias úteis e no próprio dia, 1hora antes do início da sessão, na bilheteira do Cine-Teatro.
Original: GUERRA
Duração: 104 minutes
M/14
Realização: José́ Oliveira, Marta Ramos
Elenco: José́ Lopes, Dulce Pascoal, Fernando Castro, Daniel Pereira, António Soares, Ana Alexandra, Diogo Dória e Luis Miguel Cintra
Sinopse: A partir da rememoração de um professor de Língua Portuguesa na atualidade, vamos seguir Manuel, o seu pai, ex-combatente da nossa guerra colonial e constantemente atormentada por essas lembranças. Iremos com ele até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam – dos quarteis da formação até aos lagos e jardins da sua juventude e enamoramento – bem como ao abismo da sua memória – a guerra e a paixão juntas, indestrinçáveis, numa batalha que pergunta ou grita as imemoriais dúvidas existenciais.