MAÇÃO – Bandeira Azul distingue Praia Fluvial de Carvoeiro pelo 16º ano

MAÇÃO – Bandeira Azul distingue Praia Fluvial de Carvoeiro pelo 16º ano

A Praia Fluvial de Carvoeiro, no Concelho de Mação, volta a receber o galardão Bandeira Azul, uma distinção que lhe confere qualidade e excelência pelo 16.º ano consecutivo. O anúncio foi feito hoje, 28 de abril, pela Associação Bandeira Azul da Europa, em conferência de imprensa, no âmbito da divulgação das Praias com Bandeira Azul 2022. «Este é um motivo de orgulho para o nosso Município e o reconhecimento do trabalho que, ano após ano, é feito por muitas pessoas e entidades para que tudo esteja em conformidade, respeitando os rigorosos critérios exigidos pelas entidades competentes. Prova disso é a atribuição desta distinção desde há 16 anos e que muito tem ajudado a elevar o nome de Mação, sendo esta Praia uma referência a nível regional e nacional, integrando os itinerários dos veraneantes que todos os anos nos visitam. Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar a “Recuperação de Ecossistemas”, uma vez que este tema não se esgota num ano e porque a FEE e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas», refere a autarquia em nota de imprensa.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

«A Praia Fluvial de Carvoeiro é uma das três Praias Fluviais do concelho de Mação, a par de Cardigos e Ortiga, sendo todas elas muito procuradas pelos turistas», reforça o mesmo texto. «Esta Praia de Bandeira Azul localiza-se na localidade que lhe dá o nome, a cerca de 25 minutos de Mação. Tem sido uma agradável surpresa para todos os que a visitam, não só pelo enquadramento natural, mas também pela qualidade das infraestruturas que a compõem e que têm vindo a melhorar de ano para ano. Dispõe de vários equipamentos que permitem ao visitante passar ali um dia agradável, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças e é uma praia vigiada por nadadores-salvadores. Tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida».