Nos últimos anos Mação tem recebido anualmente dezenas de alunos estrangeiros, através do Politécnico de Tomar, no âmbito do Mestrado Dyclam+, numa parceria com o ITM/Museu de Mação.
Este ano estiveram connosco 19 alunos de países como o Brasil, México, Togo, Senegal, Camarões, Algéria, Estados Unidos da América, Russia, França, Roménia, Bélgica, Tunísia e Itália.
Por Mação, estudaram diversas realidades e desenvolvido os seus trabalhos de formas que nos têm surpreendido. Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação referiu ser um privilégio para o Concelho de Mação a vinda destes jovens de tantos pontos do Mundo, e perceber, depois, a sua visão sobre o nosso território, a nossa cultura, as nossas vivências e as nossas gentes.
Os alunos que estiveram em Mação a desenvolver os seus estudos e trabalho este ano debruçaram-se sobre 5 temas: Envendos: Articular/Água; Ortiga: Implementar/Tejo; Monte Penedo: Reorganizar; Queixoperra: Cultura de subsistência/Terra; Mação: Repensar/Arte e Médio Tejo: Imaginar/Perceção.
Na passada semana alguns dos trabalhos desenvolvidos este ano foram apresentados localmente e, na quarta-feira, dia 14 de julho, foram todos apresentados em Mação, no Auditório do CC Elvino Pereira.
De referir que os trabalhos destes alunos assentam no estudo de um tema e na apresentação de sugestões para o nosso território. Os trabalhos entram agora em fase correções finais e de avaliação. Após este período ficarão disponíveis no Museu de Mação. Podem ser consultados na Biblioteca do Museu, por marcação.