REGIONAL

LEIRIA – Município celebra 22 de maio com homenagens e projetos para o futuro

O Município de Leiria celebrou, nesta quinta-feira, o seu feriado municipal, com momentos onde foram homenageadas 26 personalidades e empresas do concelho e onde foram apresentadas algumas das medidas planeadas para os próximos anos. Para além dos 100 milhões de dívida paga, resultado do equilíbrio das contas, “sem estrangular o investimento e o progresso do concelho”, o presidente da Câmara Municipal destacou, na sessão solene, o trabalho já feito nas várias áreas e projetou as ações “com que pretendemos afirmar Leiria como um concelho empreendedor, inovador, inclusivo, com qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”. Gonçalo Lopes falou das iniciativas ao nível da LAV – Linha de Alta Velocidade, da educação, da saúde, da economia e da mobilidade, com tónica especial para a segurança: “Não vamos permitir zonas de medo em Leiria. Atuaremos sem hesitações. Tolerância zero. Trabalho de proximidade com a PSP nas áreas críticas da cidade”, defendendo que “quem põe em causa a segurança em Leiria vai encontrar uma resposta muito firme”.

No seu último discurso enquanto presidente da Assembleia Municipal, António Lacerda Sales salientou que “já não somos uma cidade periférica” e apelou a uma maior coesão, humanidade, justiça, intervenção e participação, porque “ser mais visíveis no mapa não basta”. Para Álvaro Madureira, vereador independente eleito pelo Partido Social Democrata (PSD), “o nosso concelho continua um grande motor económico a nível regional”, mas necessita ainda de investimento na habitação e na saúde, em concreto no Centro Hospitalar de Leiria, tanto nas suas instalações, como nos recursos humanos e também nas freguesias, destacando também os problemas ao nível da segurança. O papel das autarquias foi o tema de destaque do discurso do orador convidado, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, para quem a transferência de competências não passa apenas pela gestão de infraestruturas, mas também de todos os recursos humanos, pela proximidade às populações e pela maior facilidade em encontrar soluções.

Fotografias aéreas da cidade de Leiria e Castelo de Leiria. Foto: Rui Miguel Pedrosa / Município de Leiria

Na sessão solene, foram homenageados os aposentados municipais e diversas personalidades e entidades, que se destacaram pelo trabalho desenvolvido em nome do desenvolvimento do concelho, da melhoria da qualidade de vida dos leirienses e na projeção do nome Leiria. Num outro momento, houve também lugar ao descerramento de uma placa de homenagem a Tomás Oliveira Dias, leiriense que foi um dos fundadores da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria, Deputado da Assembleia Constituinte e o primeiro presidente da Assembleia Municipal após o 25 de abril. www.cm-leiria.pt