REGIONAL

LEIRIA – Município apresentou ‘documento estratégico’ até 2035

O Município de Leiria apresentou, esta quarta-feira, o Leiria 2035, um documento que espelha a estratégia para o concelho e que define os eixos de atuação para os próximos dez anos, numa atualização das prioridades apresentadas em janeiro de 2021 dadas as novas realidades tanto a nível nacional como internacional. Para o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, “este plano estratégico representa um novo compromisso com o futuro de Leiria –mais inovador, mais sustentável, e com mais qualidade de vida. Estamos a alinhar a nossa ação com os desafios globais e com as ambições de uma comunidade que quer continuar a liderar pela positiva na região e no país.” “É com responsabilidade e ambição que projetamos Leiria até 2035. Este é um caminho construído com participação e com uma visão clara: queremos um concelho onde se vive melhor, que gera mais oportunidades para os jovens, que cuida dos mais velhos e que atrai talento e investimento sustentado”, destacou ainda o autarca.

Após consulta pública do documento de 2021, a nova estratégia estabelece como eixos verticais a “Economia e Competitividade”, “Educação para o Futuro”, “Viver Melhor”, “Cultura, Desporto e Lazer”, “Leiria Sustentável” e “Território em Movimento”, destacando-se um conjunto de ações a implementar até 2035. Para além da implementação de um ecossistema de inovação com o Leiria Innovation Hub, espaços de cowork e de parques empresariais modernos, o Município pretende criar um Polo Tecnológico de São Romão, apoiar a evolução do Politécnico para Universidade e atrair a instalação de um colégio internacional, sem esquecer a renovação das Unidades de Saúde Familiar no concelho e a criação de melhores condições nos centros de saúde, com renovação do CS Dr. Gorjão Henriques, e no Hospital de Leiria.

Na área da segurança, a aposta passa pelo reforço da videovigilância e criação da Polícia Municipal, e, na cultura e no desporto, será dada especial atenção ao património, bem como ao projeto do Aquapolis e à requalificação do Percurso Polis na zona do Parque Verde. Será dada continuidade à execução do Plano de Drenagem Pluvial, com o objetivo de reduzir os episódios de inundações na cidade, ao mesmo tempo que irá reforçar-se a aposta na criação de unidades de produção de biometano, para acabar com a poluição no Rio Lis.

Ao nível da mobilidade, o destaque vai para a LAV – Linha de Alta Velocidade, vista como um motor de transformação do território, a criação de mais estacionamento, a gratuitidade dos transportes públicos para os mais velhos e a implementação de novas soluções para bicicletas e mobilidade suave. Relativamente às freguesias, será reforçada a estratégia de valorização, com transferência de um montante superior a 10 milhões de euros por ano, para garantir o desenvolvimento equilibrado do concelho. O Leiria 2035 resulta da necessidade de atualização do Leiria 2030 (apresentado em 2021), justificada pelas novas realidades passados quatro anos, nomeadamente a instabilidade do atual contexto geopolítico, as alterações climáticas e a transição energética, a crise na saúde e os desafios demográficos, a transformação digital e a inteligência artificial e a própria LAV. www.cm-leiria.pt