LEIRIA – GNR apreendeu mais de 120 quilos de pescado subdimensionado

LEIRIA – GNR apreendeu mais de 120 quilos de pescado subdimensionado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, 115 quilos de pescada e nove quilos de polvo subdimensionado.

A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização com o objetivo de controlar a comercialização de pescado fresco. Os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação que continha no seu interior pescada sem as medidas regulamentares e polvo sem o peso mínimo estipulado por lei para venda. Foi identificado um homem de 58 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37 500 euros.

O pescado apreendido, depois de submetido a verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.