Início DESPORTO Invencibilidades na 1ª Distrital: saiba o que têm em comum Fátima, Cartaxo...

Invencibilidades na 1ª Distrital: saiba o que têm em comum Fátima, Cartaxo e U. Almeirim

Numa altura em que a 1ª Divisão Distrital vai “pausar” para dar lugar à Taça Ribatejo importa prestar alguma atenção aos números do campeonato. Decorridas que estão nove jornadas, saltam à vista as invencibilidades que algumas equipas ainda apresentam, desde logo Fátima e Cartaxo, imbatíveis, e ainda o União de Almeirim, que não sabe o que é perder no D. Manuel de Mello.

Fátima – É o líder da 1ª Divisão Distrital e está num registo de oito vitórias consecutivas e quatro jogos seguidos sem permitir qualquer golo nas suas redes. A sua invencibilidade resume-se, nesta prova, a nove duelos (tantos quantas as jornadas realizadas). Para verificarmos a última derrota fatimense, é necessário recuar até ao dia 10 de Junho de 2015, altura em que se deslocou até à Figueira da Foz para defrontar a Naval, em jogo correspondente à segunda-mão do “play-off” da manutenção no Campeonato Nacional de Seniores. Os figueirenses levaram a melhor por 2-1 e confirmaram a descida do Fátima ao Distrital.

Cartaxo – O perseguidor do Fátima. Não perde há dez jogos, contando nove nesta época e ainda outro na edição anterior da 1ª Divisão Distrital. O último desaire aconteceu em Mação e, na altura, por 4-2. Estávamos a 19 de Abril de 2015, em jogo a contar para a vigésima quinta jornada. Olhando para os jogos em casa, a invencibilidade é claramente mais duradoura. Ou seja, já há mais de um ano que o Cartaxo não perde enquanto visitado. Foi a 5 de Outubro de 2014, feito a cargo do Torres Novas.

U. Almeirim – É das equipas que melhor aproveita o factor casa. Pelo menos, até agora, assim tem sido. Em cinco jogos, venceu três e apenas cedeu dois empates. Não perdeu. Digno de nota para quem estava, na última época, no segundo escalão distrital. Aliás, se avaliarmos esse percurso constatamos que o União de Almeirim é, de facto, um “osso bem duro de roer” no D. Manuel de Mello. Na época 2014/2015 apenas perdeu uma vez, já no apuramento de campeão, com o Moçarriense (0-2). Em dois anos bem contados, os números do emblema da capital da sopa da pedra cifram-se em 11 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas.