Início DESPORTO Grupo Desportivo Ferroviários vai “renascer” no dia 30 de Maio

Grupo Desportivo Ferroviários vai “renascer” no dia 30 de Maio

Um grupo de antigos dirigentes, treinadores e atletas do Grupo Desportivo «Os Ferroviários» do Entroncamento está a dinamizar uma iniciativa que tem por objectivo recordar a história que o clube, entretanto extinto, deixou no desporto ribatejano e, porque não dizê-lo, à escala nacional. Nesse sentido, no dia 30 de Maio, haverá lugar para um conjunto de acções, desde a homenagem a Virgílio Mendes, o «Leão de Génova», antigo internacional que passou pelas fileiras do Ferroviários antes de ser jogador do FC Porto, passando pelas primeiras Jornadas “Os Ferroviários e o Desporto no Entroncamento”. Em jeito de perspectiva a um dia que se deseja cheio de recordações e emoção, a Hertz falou com José Alfredo, um dos rostos da organização, que nos explicou os motivos desde regresso ao passado: «Esta iniciativa nasceu de forma mais ou menos espontânea… Juntámos “meia dúzia” de pessoas conhecidas e que, de uma forma ou de outra, estiveram relacionadas com o Ferroviários, uns dirigentes, outros ex-jogadores e treinadores. Sentimos que o património, neste caso as recordações daquilo que era o Ferroviários, está a desaparecer. Por isso, decidimos fazer alguma coisa».

Rádio Hertz – No programa propriamente dito, haverá espaço para uma homenagem…

José Alfredo – Estas Jornadas acabam por ser um conjunto de quatro ou cinco actos principais, sendo que um deles é uma exposição na Galeria Municipal sendo que, para este propósito, contamos com toda a colaboração da autarquia. Vamos expor uma série de fotografias, antigos equipamentos, antigos troféus, galhardetes, manuscritos, recortes de jornais, tudo aquilo que as pessoas nos têm feito chegar e aquilo que fomos encontrando. Haverá uma inauguração oficial, pelas 10 horas, com a presença das entidades convidadas. A exposição estará patente entre 30 de Maio a 5 de Junho. Pelas 11h30 vamos homenagear o atleta que mais se distinguiu na vida do Ferroviários, que foi o Virgílio Mendes, mais conhecido como o «Leão de Génova», que saiu do Ferroviários para o FC Porto em 1947. E representou também a selecção nacional. Convém recordar que em 2009 a Assembleia Municipal do Entroncamento já tinha aprovado colocar o seu nome numa rua mas nunca colocou qualquer placa toponímica. Contactámos a Câmara que, uma vez mais, mostrou grande disponibilidade e, nesse dia, irá colocar a devida placa, naquela que será uma homenagem bastante justa. O programa continua, depois, por volta das 15 horas, com um debate, no salão dos bombeiros, onde estarão várias pessoas desde ex-presidentes, treinadores e ex-atletas que se distinguiram e que tenham mostrado a mística do clube. A moderação será feita por um jornalista. Contamos ter muitos presentes. Para além da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, iremos ter vários convidados, a exemplo de representantes da Federação Portuguesa de Futebol, da Associação de Futebol de Santarém, para além de um vice-presidente do Futebol Clube do Porto.

RH – Esta é, assim, uma organização que nasce dessa reunião de antigos dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos do Grupo Desportivo Ferroviários… Este pode ser um primeiro passo para que seja feita mais alguma coisa no sentido, de por exemplo, termos o clube de volta ao activo?

JA – No debate que referi, essas questões serão debatidas, ou seja, queremos saber o que é que as pessoas querem fazer e qual será o caminho. A intenção base deste grupo que se foi alargando não passa pela criação de refundar o clube, até porque nenhum de nós tem condições para isso. Para além disso, o Ferroviários, como o conhecemos de antigamente, será impossível voltarmos a vê-lo. Mas nunca tivemos a intenção de reactivar o quer que seja, mas não escondemos que a iniciativa tem o fundamento de “despertar” alguém. Não negamos que gostaríamos que o futebol sénior voltasse ao Entroncamento…

RH – Quem quiser participar nestas jornadas o que terá de fazer?
JA – Há aqui dois ou três actos públicos… Teremos, ainda, um jantar-convívio aberto à inscrição, mas todos os actos são públicos e gratuitos. Quem se quiser inscrever temos um mail criado para o efeito e a nossa página no Facebook. A participação, ou não, em número razoável será uma indicação para nós no sentido de que valerá a pena continuar deste movimento.

Confirmações para jornadasgdfe@gmail.com ou através do telefone 965085464.

facebook: https://www.facebook.com/JornadasFerroviariosDesportoEntroncamento