Neste Domingo haverá lugar para a realização da 13ª jornada da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. O União de Tomar, que está numa série de quatro jogos sem vencer – com duas derrotas seguidas – irá deslocar-se até Fazendas de Almeirim para defrontar um Fazendense que, em casa, não sabe o que é perder desde 29 de Novembro de 2015, ou seja, completou-se recentemente um ano desde o desaire sofrido com o Amiense (0-2). Este adversário, na teoria, não surge na melhor altura para os nabantinos, que necessitam de somar pontos para recuperar posições na tabela classificativa. Apesar da recente derrota com o Riachense, o União de Tomar deu muito boa conta de si e é nessa imagem que os atletas se devem agarrar para alcançar algo de positivo, embora não seja nada fácil travar a marcha caseira do Fazendense.
Quanto ao “resto” da jornada, registo, claro está, para o líder Riachense, que joga em casa com o União de Almeirim. Em condições normais, os alvinegros devem somar os três pontos, mas convém estar de pé atrás com os almeirinenses uma vez que são uma equipa formada a pensar no topo da classificação, ainda que as coisas não estejam a correr nesse sentido. Atenções centradas, ainda, no Coruchense-Samora Correia. O vice-líder recebe uma das sensações da prova, num teste de afirmação para cada um dos contendores. Por sua vez, o quarto classificado, Amiense, desloca-se ao reduto do Pego. É favorito mas terá que vincar a sua imagem de marca – a determinação – para levar de vencida uma equipa que consegue surpreender em casa e que, aliás, na Taça Ribatejo, já bateu o emblema de Amiais de Baixo.
De resto, registo para o Benavente-Torres Novas, onde há curiosidade em saber até onde vai esta recuperação “amarela”. A equipa de Nando Costa não perde há seis jogos. Nota, ainda, para o Mação-Ouriense e para o Cartaxo-Empregados do Comércio, onde, à excepção dos maçaenses, irão estar equipas ávidas de pontos.
1ª Divisão Distrital (resultados da 12a jornada): Amiense-Mação, 2-2, Ouriense-Fazendense, 1-1, Empregados do Comércio-Pego, 0-0, Samora Correia-Cartaxo, 3-0, U. Almeirim-Benavente, 3-1, Torres Novas-Coruchense, 0-0 e U. Tomar-Riachense, 1-2. Classificação: 1° Riachense, 29 pontos, 2° Coruchense, 26, 3° Samora Correia, 24, 4° Amiense, 23, 5° Fazendense, 21, 6°s U. Tomar e U. Almeirim, 18, 8° Mação, 17, 9° Torres Novas, 15, 10° Pego, 14, 11° Ouriense, 11, 12° Cartaxo, 10, 13° Empregados do Comércio, 7, 14° Benavente, 4. Próxima jornada (11/Dezembro): Mação-Ouriense, Fazendense-U. Tomar, Pego-Amiense, Cartaxo-Empregados do Comércio, Benavente-Torres Novas, Coruchense-Samora Correia e Riachense-U. Almeirim.