É já neste sábado, a partir das 13 horas, no Estádio Municipal de Abrantes, que Ferreira do Zêzere e Alcanenense irão disputar a final da Taça Ribatejo, edição de 2024, naquela que é considerada como a festa do futebol da Associação de Santarém e na qual a Hertz irá marcar presença para levar até si todas as incidências de um jogo que ficará para a história. De um lado, o Ferreira do Zêzere, que procura repetir um feito alcançado em 1989/90… do outro, o Alcanenense, que ainda não se estreou na lista de vencedores. Ambos, porém, independentemente do resultado, já têm lugar assegurado na Taça de Portugal da próxima temporada, feito digno de registo.
FERREIRA DO ZÊZERE CHEGA À FINAL… COM SÉRIE DE OITOS JOGOS SEGUIDOS SEM SOFRER GOLOS – O Ferreira do Zêzere chega à final com uma série de oito jogos seguidos (seis para a 1.ª Distrital e dois para a Taça) sem sofrer qualquer golo. Verdadeiramente impressionante! Aliás, a última vez que a baliza ferreirense foi ‘violada’ aconteceu diante do Amiense, em Março último, e… de grande penalidade! O último golo de ‘bola corrida’ foi, então, há 11 (!) jogos, diante do Abrantes e Benfica. Ainda quanto a estatística, o Ferreira do Zêzere não perde há dez jogos, entre campeonato e taça. Já o Alcanenense perdeu cinco dos últimos sete compromissos, indicadores que demonstram que estamos perante equipas com estados de espírito bem diferentes.
ALCANENENSE LEVA A MELHOR NO ‘MANO-A-MANO’ – Nos dois jogos que Ferreira do Zêzere e Alcanenense realizaram entre si nesta temporada, a formação treinada por José Torcato leva a melhor: venceu no campo Lopo de Carvalho, por 1-2, e empatou em casa (0-0), ainda na primeira volta.
FAZENDENSE DOMINA TAÇA RIBATEJO – Dentro do historial da Taça Ribatejo, o Fazendense é o clube com mais títulos, num total de cinco, seguindo-se Amiense, Riachense, Tramagal e Coruchense com três, enquanto Samora Correia, Cartaxo, Alferrarede, Rio Maior, Mação, Torres Novas e União de Santarém têm duas conquistas. Ainda na lista de vencedores, com um troféu, estão Lagartos do Sardoal, Águias de Alpiarça, Pego, Vasco da Gama, Benavente, Ferroviários, Azinhaga, Abrantes FC, Monsanto, Ouriquense, União de Tomar e Glória do Ribatejo, para além do Ferreira do Zêzere.