Início DESPORTO FUTEBOL – Perspectiva à 20ª jornada da 1ª Divisão Distrital: Fátima com...

FUTEBOL – Perspectiva à 20ª jornada da 1ª Divisão Distrital: Fátima com fé em Mação… há “mata-mata” em Abrantes

Neste domingo, regressa a 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. A 20ª jornada reserva alguns duelos rodeados de expectativa, não só no que à questão (praticamente resolvida) do título mas também na luta pela fuga à descida.

U. Abrantina-Rio Maior: Este é o jogo “mata-mata” da jornada, principalmente para a União Abrantina, para quem outro resultado que não seja vitória… será quase uma sentença de descida. Os comandados de Paulo Fernando têm conseguido recuperar ânimo, nomeadamente face ao empate em Fazendas de Almeirim e à vitória em Riachos, o que lhes permite chegar a este duelo com esperança de deixar a “lanterna vermelha”. Do outro lado estará um Rio Maior que apenas ganhou um jogo nos últimos dez, o que se explica pelos problemas inerentes… a quem andou semanas sem treinar. Apesar de as maiores responsabilidades estarem do lado dos locais, há aqui uma maior tendência de vitória para a União Abrantina.

Fátima-Ouriense: Não há dúvidas quanto ao favoritismo do Fátima que, diante do vizinho Ouriense, não deverá desperdiçar a oportunidade para somar mais um triunfo (será o décimo seguido no campeonato… e o décimo, em dez, a jogar em casa). Este não será, por certo, o jogo em que o Atlético irá reunir pontos que ajudem a fugir da situação incómoda em que se encontra. O Fátima estará confiante de que o Mação pode travar o Cartaxo.

U. Tomar-Fazendense: Depois da eliminação da Taça Ribatejo, o terceiro lugar é agora o objectivo do União de Tomar. Tem uma vantagem de cinco pontos para segurar… e pela frente tem um Fazendense desesperado em pontuar para sair da situação (incrível) onde se encontra. Diz a história recente que em Tomar só ganha o campeão (foi assim no ano passado, com o Coruchense, e tudo aponta que assim seja neste ano… com o Fátima), pelo que um empate já seria proveitoso para os almeirinenses. Ainda assim, uma eventual “descompressão” do lado dos nabantinos será, certamente, aproveitada pela qualidade imensa dos jogadores do Fazendense.

Empregados do Comércio-U. Almeirim: No início do campeonato, poucos seriam aqueles que podiam perspectivar que por altura deste duelo, o União de Almeirim seria favorito à conquista dos três pontos. É, de facto, o que acontece, tendo por base as prestações de ambos. Mas este estatuto teórico vale o que vale. Os «caixeiros», que agora se acredita estarem no rumo certo, não quererão desperdiçar esta oportunidade de jogar em casa para somar três pontos que irão fazer a diferença nas contas finais.

Mação-Cartaxo: Será um dos jogos mais atractivos da jornada. O Mação será um osso duro de roer no caminho do Cartaxo, percurso este onde o emblema da capital do vinho ainda tenta alcançar o quase inalcançável Fátima. E, nesta fase, qualquer deslize só servirá para confirmar um facto no qual quase todos já acreditarão, ou seja, o Fátima será mesmo o campeão. O Cartaxo, que já não tem nada a provar a ninguém, terá pela frente um Mação motivado, que não perdeu em casa com o Fátima e que nos últimos doze jogos apenas saiu derrotado numa ocasião.

Moçarriense-Torres Novas: Um jogo entre duas equipas em “maré baixa”. O Moçarriense está num ciclo de duas derrotas seguidas, assim como o Torres Novas, mas terá, aqui, mais responsabilidades para somar os três pontos. A classificação assim o exige. Face aos outros duelos da ronda, o Moçarriense sabe que se vencer ficará numa situação confortável. Já o Torres Novas está a meio-caminho: se vencer, ainda pode sonhar com o pódio; se perder, ainda poderá cair na segunda metade da classificação.

Amiense-Riachense: Duas equipas com estados de espírito marcados pela positiva face aos recentes desempenhos na Taça Ribatejo. O Amiense está numa produção crescente e estável e, em casa, nesta fase, não tem por hábito desperdiçar pontos. Desta feita, porém, terá o Riachense do outro lado, uma equipa que tem sido capaz do melhor… mas também do pior. Factor casa, neste particular, poderá ser determinante.

1ª Divisão Distrital – Classificação: 1° Fátima, 53 pontos, 2° Cartaxo, 44, 3° U. Tomar, 33, 4°s Mação e U. Almeirim, 28, 6°s Riachense e Torres Novas, 26, 8° Amiense, 22, 9°s Fazendense e Empregados do Comércio, 21, 11° Moçarriense, 20, 12°s Rio Maior e Ouriense, 19, 14° U. Abrantina 15. Próxima jornada (6/Março): U. Abrantina-Rio Maior, Fátima-Ouriense, U. Tomar-Fazendense, Empregados do Comércio-U. Almeirim, Mação-Cartaxo, Moçarriense-Torres Novas e Amiense-Riachense.