A Legenda Genuína – Associação Academia de Futebol de Golegã (Escola da Geração Benfica) apresenta, na categoria de iniciados, números que fazem pensar na qualidade dos jovens que compõem a equipa. Na 1ª Divisão Distrital de Santarém, o emblema goleganense soma catorze vitórias… em catorze jogos, um feito que lhe valeu, como é óbvio, terminar a primeira fase da competição no primeiro lugar. Mais impressionante ainda são os números relativos aos golos. A Geração Benfica da Golegã marcou 102 (!)… o que se traduz numa média impensável de 7,2 golos por jogo. E só viu a sua baliza ser batida em duas ocasiões. Este é um êxito colectivo, claro está, mas convém referir que há um nome por detrás de todo este sucesso. Luís Grácio, nome-forte do CADE durante anos a fio, é agora o treinador desta equipa e com ele parece ter transportado essa auréola de sucesso que “pairava” no Entroncamento. Convém, ainda, referir que esta equipa foi campeã na primeira época (no ano passado) então na 2ª Divisão da categoria em causa.
Seria injusto, ainda nos iniciados, não destacar a prestação da Académica de Santarém, até porque os números são praticamente semelhantes, ou seja, regista treze vitórias noutros tantos jogos, mas neste caso com “apenas” 67 golos marcados e 8 sofridos.
No que diz respeito ao futebol de formação do distrito de Santarém, em jeito de balanço de fim-de-ano, refira-se que o Amiense lidera a 1ª Distrital de juniores, enquanto Benfica de Abrantes e Rio Maior partilham o comando no segundo escalão. Nos juvenis, por sua vez, Goleganense e CADE lideram a 1ª Divisão, enquanto na Série A da 2ª é mesmo a formação B do Clube Amador de Desportos do Entroncamento a vestir a pele de comandante. Já o Atalaiense está na frente da Série B. Foto Geração Benfica/Facebook