A Câmara de Tomar é uma das 11 do distrito de Santarém que, até agora, estabeleceram uma parceria com a Associação de Futebol de Santarém no sentido de que todos os atletas da formação inscritos nos clubes do concelho possam fazer testes covid19 antes do regresso à actividade. Para além da autarquia nabantina, também os municípios de Abrantes, Almeirim, Alcanena, Alpiarça, Benavente, Coruche, Entroncamento, Ourém, Santarém e Rio Maior vão, assim, suportar, de forma integral, os custos relacionados com os referidos exames, uma das medidas impostas pela Direcção-Geral da Saúde para a ‘retoma’ do futebol jovem. Francisco Jerónimo, presidente da AF Santarém, em declarações à Hertz, congratulou-se com este apoio das autarquias, referindo que o número de aderentes irá subir de forma considerável dentro das próximas horas. O dirigente admitiu que a obrigatoriedade de realização de testes, em especial o impacto financeiro junto dos clubes, «era uma barreira difícil de ultrapassar»:
Entretanto, a Associação de Futebol de Santarém já obteve testemunhos de presidentes de algumas das Câmaras que já estabeleceram este auxílio. Registo, assim, para essas palavras:
“É uma medida muito importante porque esta é a forma de garantir que os jovens regressem com mais segurança à prática desportiva, em particular no futebol. É com parcerias e cumprir esta função que conseguimos mais segurança para os nossos atletas”, refere Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, afirma que “é muito importante, porque vai permitir o que todos ansiávamos: o regresso do desporto. A Câmara Municipal de Santarém vai também alargar a todas as modalidades”, anuncia Ricardo Gonçalves. O autarca escalabitano espera que não se tenham perdido muitos atletas e que não existam retrocessos no desconfinamento.
Para Luís Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esta retoma deve ser feita com a máxima segurança e esta ação vai contribuir decisivamente para isso. “A Câmara e a Associação estão ambas do lado da solução e com testes céleres conseguimos garantir um regresso em segurança”.