É o facto mais saliente da jornada de Domingo: se o Fátima vencer os Empregados do Comércio será o novo campeão distrital da 1ª Divisão. Mas até pode nem ser necessário vencer para que o líder possa festejar. “Basta” igualar o resultado do Cartaxo em Amiais de Baixo.
Ouriense-Rio Maior: Um jogo onde a emoção não irá faltar. O Ouriense é favorito diante de um Rio Maior que continua sem treinar de forma assídua… e isso tem sido notório nos resultados já que os «azuis e brancos» apenas venceram um dos últimos doze duelos. Para além disso, fora de portas também só tem registo para um êxito. O futebol é o presente, é verdade, mas o Rio Maior está a pagar por este passado recente. O Ouriense, se vencer, fica numa situação bem mais tranquila.
U. Tomar-U. Abrantina: As maiores responsabilidades são da União Abrantina. Joga no campo do actual terceiro classificado, é verdade, mas necessita de pontuar, ainda por cima depois da derrota sofrida com o Ouriense. Mas vencer em Tomar, nos últimos dois anos, parece tarefa só ao alcance dos campeões. O União é claro favorito e quer, certamente, cimentar o terceiro lugar.
Empregados do Comércio-Fátima: Por tudo e mais alguma coisa… o Fátima é favorito. Está numa série de onze vitórias seguidas enquanto os Empregados só venceram um dos últimos nove jogos. A força de quem quer ser já campeão será suficiente para desequilibrar uma balança que, sem este factor, já estava quase totalmente do lado do Fátima. Não será, por certo, neste jogo que os «Caixeiros» vão somar os pontos necessários para a manutenção.
Mação-Fazendense: O Mação tem feito uma segunda volta muito positiva e a prova disso é que só tem um desaire nos últimos catorze duelos. Este percurso “assusta” um Fazendense que ainda só venceu um jogo fora de portas e que continua a necessitar de pontos para não voltar a cair em zona de aflitos. O Mação também não pode ceder pontos, caso contrário dirá adeus ao terceiro lugar. Não dá acesso a nenhuma competição europeia – passe a brincadeira – mas é um patamar honroso.
Moçarriense-U. Almeirim: O Moçarriense tem que vencer este duelo para ganhar mais alguma tranquilidade. O União de Almeirim não é o adversário indicado para quem necessita de três pontos mas se estiver acertado no plano defensivo – já que costuma fazê-lo no sector atacante – o Moçarriense tem aqui boas hipóteses de somar os três pontos.
Amiense-Cartaxo: O Cartaxo quer “obrigar” o Fátima a ganhar para celebrar o título mas para isso terá que vencer no campo da Azenha, onde mora um Amiense que tem sido das melhores equipas da segunda volta. Os comandados de André Luís sabem que uma vitória – e até um empate – será suficiente para assegurar a manutenção quase matematicamente. Será mais uma etapa de crescimento para a equipa cartaxeira, que será sujeita, certamente, à pressão dos adeptos locais.
Torres Novas-Riachense: Um derbie sem a “força” de outros anos mas não deixa de ser um jogo desejado pelos atletas e pelos adeptos. Os dois emblemas ainda podem sonhar com o pódio mas há aqui um factor que pode desequilibrar para o lado dos “amarelos”, para além de jogarem em casa, claro está. O Riachense tem Taça do Ribatejo poucos dias depois e, no consciente dos atletas, poderá estar o pensamento de chegar bem ao jogo com o Amiense.
1ª Divisão Distrital – Classificação: 1° Fátima, 59 pontos, 2° Cartaxo, 47, 3° U. Tomar, 36, 4° Mação, 32, 5°s U. Almeirim e Torres Novas, 30, 7° Riachense, 29, 8° Amiense, 25, 9° Fazendense, 24, 10°s Empregados do Comércio e Ouriense, 22, 12° Moçarriense, 21, 13° Rio Maior, 19, 14° U. Abrantina, 18. Próxima jornada (20/Março): Ouriense-Rio Maior, U. Tomar-U. Abrantina, Empregados do Comércio-Fátima, Mação-Fazendense, Moçarriense-U. Almeirim, Amiense-Cartaxo e Torres Novas-Riachense.