Início DESPORTO FUTEBOL – Estas são as contas da manutenção da 1ª Divisão Distrital

FUTEBOL – Estas são as contas da manutenção da 1ª Divisão Distrital

Faltam três jornadas para o final da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém e com a questão do título resolvida, as atenções voltam-se para as contas relativas à manutenção. E, ao que tudo indica, serão três os lugares que “dão acesso” à descida, face à prestação negativa do Coruchense no Campeonato de Portugal. Ou seja, o emblema do Sorraia, que ainda detém o estatuto de campeão, está de malas aviadas para regressar ao patamar distrital, o que faz com que três equipas tenham que cair no segundo escalão. Importa, então, olhar para aquilo que vão ser as próximas jornadas e, em jeito de perspectiva, “adivinhar” os cenários mais prováveis, sempre tendo por consideração os “tais” três lugares de despromoção. E matematicamente ainda são oito as equipas que podem cair na zona negra.

ACTUALIDADE/CALENDÁRIO

7º União de Almeirim, 31 pontos

Torres Novas-U. Almeirim (24ª)
U. Almeirim-Cartaxo (25ª)
Riachense-U. Almeirim (26ª)

8º Fazendense, 27 pontos

Amiense-Fazendense (24ª)
Fazendense-Torres Novas (25ª)
Cartaxo-Fazendense (26ª)

9º Amiense, 26 pontos

Amiense-Fazendense (24ª)
Fátima-Amiense (25ª)
Amiense-U. Abrantina (26ª)

10º Ouriense, 25 pontos

U. Tomar-Ouriense (24ª)
Ouriense-Empregados do Comércio (25ª)
Mação-Ouriense (26ª)

11º Moçarriense, 24 pontos

Moçarriense-Fátima (24ª)
U. Abrantina-Moçarriense (25ª)
Moçarriense-Rio Maior (26ª)

12º Empregados do Comércio, 23 pontos

Empregados do Comércio-Rio Maior (24ª)
Ouriense-Empregados do Comércio (25ª)
Empregados do Comércio-U. Tomar (26ª)

13º U. Abrantina, 19 pontos

Mação-U. Abrantina (24ª)
U. Abrantina-Moçarriense (25ª)
Amiense-U. Abrantina (26ª)

14º Rio Maior, 19 pontos

Empregados do Comércio-Rio Maior (24ª)
Rio Maior-Mação (25ª)
Moçarriense-Rio Maior (26ª)

PREVISÕES

7º União de Almeirim, 32 pontos –

Tem um calendário bastante complicado. Fazendo “fé” na sua irregularidade fora de casa, dificilmente irá conquistar pontos em Torres Novas e em Riachos. E em casa terá o Cartaxo pela frente. Ainda assim, acreditamos que pelo menos um ponto a equipa da capital da sopa da pedra irá conquistar.

8º Fazendense, 31 pontos –

O Fazendense também tem um calendário complicado. Começa, já, neste Domingo, com uma deslocação a Amiais de Baixo. Depois recebe o Torres Novas e desloca-se ao Cartaxo. Ainda assim, poderá fazer mais quatro pontos neste percurso.

9º Amiense, 30 pontos –

O Amiense tem uma “salvaguarda” na última jornada, altura em que irá defrontar, em casa, a União Abrantina. Nesse jogo, outro desfecho que não a sua vitória será uma grande surpresa. Depois, diante do Fazendense poderá, pelo menos, garantir um ponto, sendo que com o Fátima muito dificilmente evitará a derrota.

10º Moçarriense, 28 pontos –

O Moçarriense tem uma ponta final marcada por “extremos”. Se diante do Fátima, em casa, deverá ficar em branco no que a pontos diz respeito, tem reservadas para as duas últimas jornadas duelos com União Abrantina e Rio Maior. Fará, no mínimo, quatro pontos.

11º Ouriense, 28 pontos –

O Ouriense não tem tarefa fácil. Desloca-se a Tomar e a Mação e, pelo meio, defronta os Empregados do Comércio, num jogo que poderá ter contornos de decisivo. Apontamos para a conquista de três pontos nesta recta final.

12º Empregados do Comércio, 27 pontos –

O futuro dos Empregados do Comércio joga-se, já, neste Domingo. Diante do Rio Maior, só podem pensar na vitória. Depois, com Ouriense e União de Tomar… venha o diabo e escolha. Atenção que jogar com os nabantinos já eventualmente garantidos no terceiro lugar poderá resultar em triunfo dos “Caixeiros”. Mas, neste “mar” de suposições, os Empregados poderão fazer quatro pontos, que serão insuficientes.

13º União Abrantina, 20 pontos –

Só um milagre salvará a União Abrantina. Não está em causa, como é óbvio, o empenho e determinação da equipa mas, na verdade, não nos parece muito certo que possam fazer mais do que um ponto nos três jogos que faltam. Em Mação e Amiais, só uma grande surpresa evitará a derrota; diante do Moçarriense, porventura já despromovidos matematicamente, os abrantinos, desmotivados, ainda podem conquistar mais um ponto mas mesmo assim…

14º Rio Maior, 20 pontos –

Os jogadores e equipa técnica do Rio Maior mereciam mais por aquilo que têm feito ao longo das últimas semanas. A falta de apoio chega a níveis gritantes e incompreensíveis, nomeadamente das forças vivas da cidade… que se diz a «cidade do desporto». Dentro do campo, e “sem pernas”, o Rio Maior terá imensas dificuldades em fazer mais algum ponto que seja. Ainda assim, com boa-vontade, poderá conquistar mais um empate.