O Coruchense soma e segue e já está numa posição que lhe permite pensar na conquista do título com mais certezas. Assim diz a diferença que o separa do Riachense. Nesta jornada, a equipa de André Luís tinha pela frente a visita ao “pelado” do Pego, equipa que, durante a primeira parte, conseguiu “fazer render o peixe”, ou seja, manteve a sua baliza inviolável às custas de uma grande coesão defensiva. Mas o Coruchense tem a qualidade de ser uma equipa paciente uma vez que não se enerva com o arrastar do tempo, esperando, dessa forma, pela melhor altura para se chegar à frente. Foi o que aconteceu já em plena segunda parte. Marcou por Xande e esse tento solitário garantiu novo triunfo.
Enquanto isso, nas Fazendas de Almeirim, o Riachense caiu… e desta vez de forma tão comprometedora que pode ter custado o campeonato. O Fazendense aproveitou a maior carga de responsabilidade dos alvinegros e quase deixou o jogo decidido no primeiro tempo com golos de Fábio Carvalho e Isas. Na segunda parte, o Riachense foi mais efectivo nas suas pretensões e conseguiu mesmo encurtar distâncias, relançando dúvidas no marcador com tento do inevitável Persie. Mas não deu para mais.
A jornada abriu na sexta-feira, em Amiais de Baixo. Face ao percurso recente das duas equipas em duelo esperavam-se poucos golos e a verdade é que só houve mesmo um… à beira do fim, por intermédio de Rodrigo Neves. O Amiense levou a melhor e assegurou a continuidade no terceiro posto, posição que era um sonho para o Torres Novas que, assim, terá que refazer objectivos.
Mais distante do pódio ficou o Samora Correia, que não passou do empate diante dos Empregados do Comércio. Aliás, foram mesmo os axadrezados a salvar um ponto, fruto da recuperação feita já na segunda parte, com golo de Cococha, em resposta ao tento de Diogo Gonçalves, no primeiro tempo. Os escalabitanos confirmaram o excelente momento que atravessam o que lhes valeu, nesta ronda, a subida na tabela.
Um golo solitário de Tiago Vieira deu a vitória ao União de Tomar diante do Cartaxo, numa espécie de vingança em relação ao afastamento dos nabantinos aos pés dos cartaxeiros na Taça Ribatejo. A equipa de Lino Freitas teve que esperar pela parte final da partida para chegar aos três pontos, que lhe permitem sonhar ainda com o pódio. Já o Cartaxo, que estreou nova dupla técnica, continua em zona de descida.
Em Mação, aconteceu… o óbvio. A equipa da casa bateu o Benavente por números que mostram que foi tarefa relativamente fácil. Os “azuis e brancos”, praticamente despromovidos, ainda tentaram contrariar os maiores argumentos contrários mas a vontade não chegou. Marcos Patrício “fez” o marcador ao intervalo, sendo que Diogo Rosado e Luís Esteves aumentaram a contagem logo no arranque da segunda parte. Tudo ficou decidido.
Em Ourém… “matou-se um borrego”. O União de Almeirim estreou-se a vencer fora de portas e logo com um resultado que não deixa margem para dúvidas! Tiago Capeto foi o herói da partida ao apontar um hattrick, enquanto Valter Chaparro fez o outro tento. Os unionistas ganham balanço para pensar em lugares mais condizentes com o seu valor… já o Ouriense vai ter de sofrer muito para alcançar a manutenção.
1a Divisão Distrital (resultados da 19a jornada): Amiense-Torres Novas, 1-0, Empregados do Comércio-Samora Correia, 1-1, Ouriense-U. Almeirim, 0-3, Fazendense-Riachense, 2-1, Pego-Coruchense, 0-1, Mação-Benavente 3-0 e U. Tomar-Cartaxo, 1-0. Classificação: 1° Coruchense, 47 pontos, 2° Riachense, 39, 3° Amiense, 35, 4° Samora Correia, 32, 5°s U. Tomar e Fazendense, 31, 7° Mação, 30, 8° U. Almeirim, 29, 9° Torres Novas, 26, 10° Empregados do Comércio, 19, 11° Ouriense, 18, 12° Pego, 16, 13° Cartaxo, 15, 14° Benavente, 4. Próxima jornada (25/Fevereiro): Samora Correia-Amiense; (26/Fev.): Empregados do Comércio-U. Tomar, Torres Novas-Ouriense, U. Almeirim-Fazendense, Benavente-Pego, Riachense-Mação e Coruchense-Cartaxo.