O Coruchense ficou mais sozinho no topo da 1a Distrital ao vencer o Ouriense, somando o quinto triunfo seguido, e aproveitando o deslize caseiro do Riachense diante dos Empregados do Comércio, naquele que é um filme já visto, ou seja, os “caixeiros” conseguem repetir a gracinha da época anterior e sair sem perder no campo Coronel Mário Cunha, onde é evidente uma espécie de “trauma” do Riachense, que bastas vezes desperdiça pontos com adversários de menor responsabilidade. Ainda assim, os alvinegros não perdem há treze jornadas e continuam a marcar em todos os jogos da prova.
Quem regressou às vitórias foi o Amiense, que confirmou a sua qualidade no campo do frágil e condenado Benavente. O conjunto do concelho de Santarém continua em lugares de topo enquanto os “azuis e brancos” somaram a sexta derrota seguida e o nono jogo consecutivo sem vencer. O Amiense é, agora, terceiro, por troca com o Samora Correia, que perdeu em Almeirim, onde mora uma equipa que em casa não facilita.
Em Torres Novas, no derbie dos derbies, houve empate. Os torrejanos não perdem há dez jogos enquanto o U. Tomar aproveitou a igualdade para se chegar ao quinto lugar.
Na luta pela manutenção, registo para o Cartaxo, que venceu o Fazendense e ganhou um significativo balão de oxigénio. Os comandados de Bruno Brito e Nuno Casimiro interromperam uma série de quatro jogos sem marcar qualquer golo. O emblema da capital do vinho não sabia o que era ganhar há sete jogos.
Ainda nesta jornada, registo para a vitória do Mação no reduto do Pego, resultado que confirma os prognósticos, ou seja, a equipa de Fernando Rosado era favorita face ao melhor momento que atravessa. O Pego não ganha há sete rondas.
1a Divisão Distrital (resultados da 16a jornada): U. Almeirim-Samora Correia, 2-1, Torres Novas-U. Tomar, 0-0, Riachense-Empregados, 1-1, Benavente-Amiense, 0-1, Cartaxo-Fazendense, 2-1, Coruchense-Ouriense, 2-0 e Pego-Mação, 0-1. Classificação: 1° Coruchense, 38 pontos, 2° Riachense, 35, 3° Amiense, 30, 4° Samora Correia, 28, 5°s U. Tomar e Fazendense, 25, 7° U. Almeirim e Mação, 24, 9° Torres Novas, 23, 10° Ouriense e Pego, 15, 12°s Empregados do Comércio e Cartaxo, 14, 14° Benavente, 4. Próxima jornada (29/Janeiro): Empregados do Comércio-U. Almeirim, Samora Correia-Torres Novas, Amiense-Riachense, Ouriense-Benavente, Mação-Cartaxo, Fazendense-Coruchense e U. Tomar-Pego.